Cultivando novas ideias

Cultivando novas ideias

Unimed Londrina abraça a inovação e inaugura o Espaço Una, dedicado à criação de soluções que auxiliem a cooperativa em seu aperfeiçoamento

 

Dando continuidade à estratégia de investir em inovação, a Unimed Londrina inaugurou, no mês de fevereiro, o Espaço Una. Uma sala diferenciada, onde colaboradores, cooperados e parceiros externos podem se reunir para buscar soluções que promovam a qualidade dos serviços e contribuam com os resultados estratégicos da cooperativa.
O presidente da Singular, Omar Taha, conta que o espaço é colaborativo e abriga o time de Inovação da Unimed, um grupo multidisciplinar composto por nove colaboradores de áreas diferentes. Todas as semanas o grupo se reúne para trabalhar as demandas em andamento e buscar novas oportunidades.
“O Espaço Una vem com a proposta de promover a conexão da Unimed Londrina com o ecossistema, buscando a inovação aberta como fonte de soluções. Já temos um programa intraempreendedor de inovação e agora queremos conectar a Unimed com startups, aceleradoras e faculdades, visando encontrar soluções externas para nossas necessidades”, explica Taha.
O acesso ao espaço é liberado via agendamento pelo Outlook e os usuários contam com infraestrutura específica, como paredes de vidro, SmartTV touch, computadores e ambientação. Tudo para proporcionar uma atmosfera de criatividade. A sala, ainda, oferece mentoria e apoio do time de Inovação.
“Os mentores podem ajudar em dinâmicas inovadoras de trabalho, como realização de brainstorming, design thinking, entre outras. O time multidisciplinar ajuda a acelerar iniciativas e a encontrar os caminhos adequados para impulsionar ideias”, esclarece o presidente da Singular.
Atualmente, a Unimed Londrina tem uma parceria com o hub de inteligência artificial do Senai, uma iniciativa pioneira na cidade de Londrina e está em evolução para programa com aceleradoras e hubs de inovação. O trabalho conjunto está ocorrendo em três projetos da cooperativa, com resultados a serem entregues nos próximos seis meses. Além disso, o time de Inovação está formatando o primeiro programa de inovação aberta a ser rodado pela Unimed Londrina.
“Hoje, com as características do nosso negócio, se não inovarmos diariamente, perderemos mercado. Estamos oportunizando isso. Quem faz a inovação são os colaboradores, que trazem o melhor de si e suas ideias para a cooperativa”, complementa.
O Espaço Una é uma extensão do PI – Programa de Inovação, iniciativa implantada pela Singular em 2018. Nele, as ideias criadas por colaboradores são analisadas por uma comissão composta pelos superintendentes e equipe organizadora do Programa. As propostas aprovadas são implantadas pela equipe que desenvolveu a ideia, com suporte da área de Planejamento e Desenvolvimento da Cooperativa. O programa bonifica os colaboradores quando a ideia é aprovada e/ou implantada. Nesses dois anos, várias ideias foram aprovadas e implantadas, trazendo bons retornos para a Singular.

PERFIL

• Cooperados: 1181
• Beneficiários: 184.951
• Colaboradores: 670
• Área de atuação: Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Colorado, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Itaguajé, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Nossa Senhora das Graças, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Santa Inês, Santo Inácio, Sertanópolis e Tamarana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *