Debate em saúde

Debate em saúde

Dr. Faustino Garcia Alferez diretor de Saúde e Intercâmbio, da Unimed Paraná

As pessoas que não fazem parte do dia a dia de uma empresa (seja ela uma S.A., uma cooperativa ou qualquer outra designação jurídica que tenha), não imagina o quanto a troca, o alinhamento e o debate são importantes para o seu desenvolvimento e fortalecimento.
Eventos de empresa, não raro, soam aos ouvidos pouco afeitos, como uma desculpa para a festa fácil. Não imagina o quanto eventos assim compõem uma necessidade rigorosa de troca e aprendizado entre profissionais. Não é de hoje que as organizações entenderam que o conhecimento necessário aos seus profissionais muda cada vez mais rápido e a prática de uma gestão competitiva é fundamental. Para isso, investir na atualização constante, em forma de treinamentos, cursos, eventos, entre outros torna-se fundamental.
Quem parar hoje de estudar, de estar alerta aos sinais do mercado, aos redesenhos dos cenários de modo geral, está morto. E morta está a empresa que se colocar alheia a essas questões. Em uma edição de uma revista comemorativa do Suespar – Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná, já dissemos isso. É fundamental, nos dias atuais, termos ferramentas de geração, disseminação, aplicação e comprovação do conhecimento cada vez mais focadas no ‘negócio e estratégia’ de cada organização, afirmam os especialistas.
O nosso Suespar é uma dessas ferramentas e tem como propósito, promover discussões pertinentes, debates inovadores e alinhamento de ideias e projetos. Um espaço de reflexão sobre o fazer diário das cooperativas e os cenários mutantes do país e da saúde. Chegamos ao 27º Suespar, com muitas conquistas a comemorar e reconhecendo os inúmeros desafios que temos pela frente, sempre. O evento é repleto de números significativos ao longo dessas 27 edições, o de participantes, sempre crescente, mais de 900 nesta edição, é apenas um deles. No entanto, a mais importante lição que fica, a cada evento, é sua história marcada pela troca rica de conheci-mento entre dirigentes, cooperados e colabora-dores Unimed.
Palestras, oficinas e minieventos compõem uma programação técnica extremamente rica sobre saúde. Este ano, o tema O cliente no centro da estratégia, norteou a grade, que contou ainda com temáticas como soluções de mercado, cuidados paliativos, APS, saúde mental, Registro Eletrônico de Saúde, Longevidade e Terminalidade, RN 430, entre outros.
O debate sempre amplia os horizontes e nos faz refletir sobre o nosso papel como pessoas, como profissionais. As temáticas são sugeridas e avaliadas por todos os participantes, o que reforça nosso compromisso de um evento voltado às necessidades das Singulares do estado. O evento tem crescido ano a ano em número de pessoas e em importância para todo o Sistema Unimed, o papel da Federação, organizadora do evento é não nos deixar perder de vista a responsabilidade como agentes transformadores na área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *