Educação e mudança de estilo de vida para pacientes diabéticos

Educação e mudança de estilo de vida para pacientes diabéticos

Tendência mundial, a doença é tratada com atenção especial pela Unimed Paranaguá por meio do Programa Um Doce de Encontro

Dados do Ministério da Saúde mostram que a quantidade de casos de diabetes está crescendo entre a população brasileira. De 2006 a 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%, e hoje a doença atinge 12,5 milhões de pessoas. O sedentarismo, os maus hábitos alimentares e a obesidade são alguns dos responsáveis por esses números.
Somente na Unimed Paranaguá, o Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas – PGDC – atende 594 beneficiários, sendo 40 a 45% diabéticos. Pensando em melhorar a vida dessas pessoas, a Singular lançou, em abril de 2017, o Programa Um Doce de Encontro. “A nossa proposta é realizar um acompanhamento diferenciado com os beneficiários, promovendo mudança no estilo de vida”, explica Edilaine Fonseca, enfermeira responsável pelo Programa.
Atualmente, estão ativos 215 beneficiários diabéticos no Programa e são gerenciados por telemonitoramento. Cada reunião do grupo de apoio conta com a participação média de 40 beneficiários, sendo encontros mensais na forma de palestras educativas, nas quais são abordados temas direcionados ao processo de reconhecimento da doença.
“Convidamos especialistas em diversas áreas para ministrar nossas palestras, sempre abordando temas pertinentes ao diabetes. Realizamos também exames: Hemoglobina Glicada, Fundo de olho e prevenção ao Glaucoma”, destaca a responsável. Segundo Edilaine, é possível empoderar o beneficiário para o autocuidado, mantendo hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada. As ações previnem futuros agravos ou complicações que possam vir acometer esses beneficiários, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida. De acordo com a Singular, os resultados positivos das iniciativas já podem ser observados nos consultórios, onde os médicos constatam as mudanças de hábitos alimentares e de vida.
O Programa também investe em comunicação para a saúde e materiais educativos, sendo um deles o Guia Prático de Orientações “Um Doce de Encontro”, elaborado pela equipe multidisciplinar, pensando exatamente no dia a dia, abordando além dos cuidados, receitas criteriosamente selecionadas para os beneficiários gerenciados.

PERFIL 

Cooperados: 111

Beneficiários: 27.216

Colaboradores: 140

Área de atuação: Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná

Fonte: Ocepar/ mar de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *