Em Londrina, PA celebra aniversário com 440 mil atendimentos

Unimed Londrina

Serviços diferenciados e baixo índice de encaminhamento de pacientes para internações na rede assistencial são destaques do PA na Unimed Londrina

Em cinco anos de atividade, o pronto atendimento da Unimed Londrina sempre foi reconhecido pela qualidade dos serviços prestados. Funcionando 24 horas, todos os dias da semana, ele é considerado uma unidade assistencial importante, não só pelos números, que ficam entre 10 mil e 12 mil atendimentos mensais, mas também pela diversidade e pelos atendimentos diferenciados.

Durante os meses mais quentes, pelo segundo ano consecutivo, foi estruturado um ambulatório exclusivo para atendimento de pacientes com dengue. Por causa da pandemia do novo coronavírus, foram contratados colaboradores temporários para atender a demanda. A equipe médica que, inicialmente, contava com 90 profissionais, hoje é composta por 156 médicos das especialidades Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia Geral, Ultrassom e Radiologia.

“O PA oferece diversas especialidades médicas e consegue atender a maior parte da demanda em casos urgentes e não emergenciais, com um grau de satisfação alto: mais de 90% de nossos usuários gostam e qualificam os serviços prestados”, afirma Omar Taha, diretor-presidente da Singular.

Foram criados ainda leitos para internamento temporário de pacientes com Covid, instalados respiradores e, para garantir o suprimento de oxigênio, foi providenciado um tanque, com capacidade para armazenar 15 mil metros cúbicos do gás.

“Os profissionais receberam treinamento para realizar intubação e sedação. Implantamos entradas separadas: uma exclusiva para pacientes Covid e outra para pacientes em geral. O cliente vem com a segurança de que não vai ficar próximo de pacientes com o coronavírus ou suspeitos”, informa a gerente do PA, Madalena Ramos.

A telemedicina ganhou força nos últimos meses. Madalena conta que o número de pessoas que procuraram o serviço durante a pandemia cresceu muito e a tecnologia possibilitou controle e redução de pacientes circulando no PA. Mais de 4,5 mil atendimentos foram realizados por essa ferramenta só em 2021.

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O presidente da Unimed Londrina destaca que uma das vantagens do PA é a flexibilidade em termos de gestão administrativa, que outras unidades assistenciais que não são da cooperativa não dispõem.

“O PA tem uma rápida capacidade de adaptação às necessidades assistenciais da população. Num primeiro momento, o serviço foi adaptado para atender os elevados casos de dengue, com uma unidade específica. Depois, com uma unidade vinculada às síndromes agudas respiratórias, mais comuns agora no inverno, bem como à Covid-19”, observa.

Ele destaca que a Unidade teve papel importante na manutenção da carteira de clientes nesse cenário de pandemia e ampla concorrência. Além disso, conforme ele, o pronto-atendimento deu maior visibilidade para a cooperativa dentre as operadoras que atuam em Londrina e região, e mostrou-se importante para os cooperados da Singular.

“Não só porque temos hoje mais de 150 médicos atuando na unidade, sendo a maior parte cooperados, mas também por ser um sistema de referência para o qual o cooperado pode encaminhar seus pacientes em um momento que ele não possa atender”, comenta.

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