Programa oferece acompanhamento periódico aos pequenos

Programa Saúde da Criança existe desde 2014 e conta com a participação de todos os médicos pediatras cooperados

Programa Saúde da Criança existe desde 2014 e conta com a participação de todos os médicos pediatras cooperados

Famílias com crianças pequenas sabem muito bem como os primeiros meses de vida podem ser desafiadores. Para ajudar seus beneficiários durante esse período, a Unimed Francisco Beltrão criou o Programa Saúde da Criança, que disponibiliza um atendimento personalizado para crianças de 0 a 48 meses por meio de médicos pediatras cooperados.
“O Programa disponibiliza médico pediatra preparado para receber a criança e sua família, e a Singular apoia com o Setor de Atenção à Saúde, que após receber os formulários juntamente com o médico planeja ações para melhora do beneficiário”, conta Redimir Goya, médico e coordenador do Setor de Atenção à Saúde da Unimed Francisco Beltrão.
Goya explica que o Programa busca o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança e que, por esse motivo, é de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição, e do desenvolvimento neuropsicomotor.
O trabalho é composto por um cronograma de consultas que prevê o acompanhamento periódico das crianças, sendo possível assim proporcionar que a criança cresça de maneira saudável e esteja preparada para enfrentar as transformações que ocorrem em seu organismo.
“É necessário que a criança receba cuidados específicos, capazes de promover seu bem-estar físico e prevenir problemas que possam interferir em seu desenvolvimento”, diz o coordenador. Segundo ele, outro motivo importante do acompanhamento periódico é a segurança dada aos pais de que seus filhos estão se desenvolvendo de uma maneira saudável, conforme os preceitos médicos.

Metas
De acordo com Goya, entre os objetivos do Programa estão: melhorar o acesso e a qualidade do atendimento ao recém-nascido; garantir atendimento médico e da rotina às crianças beneficiárias; oferecer acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento da criança; detectar e tratar precocemente os processos patológicos e/ou agravos por meio de consultas de rotina e nas intercorrências. O Programa ainda acompanha o calendário vacinal; estimula o aleitamento materno; e monitora crianças com ganho de peso insuficiente, com perda de peso recente ou crianças com sobrepeso/obesidade.
“Os resultados são ótimos. Existe uma adesão muito grande dos beneficiários, além de apresentar uma diminuição significativa nas consultas de pronto-socorro e a fidelização com pediatras”, comemora Goya.Editar

 
  • Editar
 

PERFIL

• Cooperados: 143
• Beneficiários: 18.196
• Colaboradores: 46
• Área de atuação: Ampere, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Perola D’Oeste, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste, Verê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *