Treinamento EAD: Unimed Cascavel é pioneira no PR

O aprimoramento constante de quem integra a equipe de profissionais da Unimed Cascavel passou a contar com novas plataformas – que se tornaram ainda mais essenciais durante a pandemia de Covid-19. Os treinamentos à distância foram intensificados para os cooperados, especialmente para os que passaram a fazer parte recentemente ao corpo de especialistas da cooperativa.

Leia também: Lidando com a incerteza durante a pandemia de coronavírus

Curso de Cooperativismo

Em 2020, a Unimed Cascavel ofereceu o primeiro o curso on-line de Cooperativismo aos novos cooperados. Em maio deste ano, 40 médicos de várias especialidades fizeram o treinamento por meio de uma plataforma na internet. Entre eles estava o cirurgião geral Eduardo Souto. “A Unimed Cascavel trouxe uma metodologia muito interativa e instintiva. Você consegue completar o curso sem ter que ler um manual para entender como funciona. Achei muito bom. Foi bem diferente de outros cursos à distância que já fiz e que, muitas vezes, são meio maçantes”, contou o novo médico cooperado.

A plataforma

A Plataforma Educativa da Unimed Cascavel é uma ferramenta on-line para cursos e treinamentos à distância. O modelo foi lançado em maio de 2020, oferecendo cursos pela internet, o que permite acesso à informação de qualidade, a qualquer momento.

Saiba mais: Curso sobre cuidados clínicos nas síndromes respiratórias

O curso

O Curso de Cooperativismo é um requisito necessário para a admissão de novos cooperados. Com ele, os novos médicos e médicas da Unimed Cascavel fazem uma espécie de “imersão” na cooperativa, por meio de quatro módulos específicos:

• Ética no Cooperativismo
• Cooperativismo e Sistema Unimed
• Jeito de Cuidar Unimed
• Institucional sobre a Unimed de Cascavel

“O Ensino a Distância é uma ferramenta de extrema utilidade, sobretudo neste período de pandemia que estamos vivendo. Nesse período, foram criados métodos e pudemos conhecer melhor como se processe o ensino EAD. Considero que a pandemia viabilizou um ganho de pelo menos cinco anos em modernidade do Ensino a Distancia”, ressalta Nilson Zortea Ferreira, conselheiro de Atendimento aos Cooperados da Unimed Cascavel. Ele acrescenta a importância do possível uso da tecnologia para os cursos de aperfeiçoamento dos médicos, em que a internet poderia diminuir distâncias: “Considero viável que os congressos médicos de atualização de especialidades comecem a usar plataformas EAD, o que facilita o desenvolvimento de colegas que estão distantes, devido ao tamanho continental do nosso país”.

Ética e Cooperativismo

Por meio da Faculdade Unimed, também foi disponibilizado o formato EAD do curso de Ética e Cooperativismo. Com a modalidade à distância, que representa um grande avanço na abordagem do cooperativismo, a Unimed Cascavel oferece vários benefícios:

• Mobilidade
• Flexibilidade de acesso
• Agilidade da informação

“Eu realmente considero essa dinâmica EAD uma surpresa muito agradável, não só em relação ao curso para os novos cooperados. Mesmo as reuniões em que temos que viajar para outras cidades, por exemplo, podem ser realizadas por meio da internet e de aplicativos de celular. Acredito termos aprendido algo importante com essa pandemia: temos todas as condições de nos comunicar de forma digital ou virtual, e não presencialmente. Entre os novos cooperados, cuja maioria é jovem, já existe esse perfil, tanto que tenho certeza de que, para eles, foi muito boa e mais proveitosa essa modalidade, que possibilita o acesso na hora em que eles podem. Só lamento ainda não ter sido possível uma confraternização física no término desses cursos, devido à pandemia. Mas acredito que será possível em breve”, acrescenta Luiz Sergio Fettback, diretor de Provimento da Saúde da Unimed Cascavel.

Inovação para todos os profissionais

Colaboradores da Unimed Cascavel também tiveram acesso à plataforma. Videoaulas passaram a apresentar os setores e o fluxo de atividades de cada área aos novos colaboradores. “Nós não podemos ficar parados. Consideramos importante fazer as adequações para levar conteúdo e formação aos nossos colaboradores, mesmo em tempos difíceis,” avalia Rozinha Campos Filha, coordenadora de Gestão de Pessoas da cooperativa.

A Unimed Cascavel considera que a capacitação dos colaboradores e cooperados é indispensável para o exercício de cada função com eficácia e pleno entendimento no cenário das cooperativas e sua aplicabilidade/interesses econômicos, sociais e culturais comuns aos seus integrantes.

Em breve, novos cursos serão disponibilizados aos cooperados e cooperadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *