10 dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

Confira 10 dicas dadas pela consultora Caroline Fagundes para uma gestão eficiente de conflitos no ambiente de trabalho

dicas para lidar com conflitos

Os conflitos podem representar desafios ou oportunidades, a depender de como são manejados pela organização. Essa é a opinião da consultora organizacional Caroline Fagundes, que ministrou o webinar Resolução de Conflitos a colaboradores do Sistema Unimed Paranaense em novembro.

Segundo Caroline, quando o conflito é regido por ideias fixas, rígidas e imutáveis, não há espaço para a criatividade, o que pode fazer com que a relação se deteriore ou deixe de progredir. Por outro lado, opiniões diferentes têm o potencial de gerar reflexões e análises construtivas, gerando um progresso significativo na relação — o que passa por mediação, diálogo e negociação. 

Confira 10 dicas dadas pela consultora para uma gestão eficiente de conflitos.

  1. Identifique suas emoções
  2. Regule suas reações emocionais
  3. Desenvolva a empatia
  4. Tome decisões melhores
  5. Identifique seus pontos fortes e fracos
  6. Saiba conduzir negociações
  7. Preste atenção à linguagem corporal
  8. Invista no relacionamento e entenda os interesses envolvidos
  9. Entenda seu estilo de comunicação
  10. Trabalhe a adaptabilidade

1. Identifique suas emoções

O autoconhecimento é fundamental para entender como as emoções impactam nosso comportamento e tomada de decisão. Busque a auto-observação para entender como as emoções se manifestam no seu dia a dia, percebendo os sinais para poder melhor geri-las. 

2. Regule suas reações emocionais

Ao reconhecer suas emoções, tente canalizá-las de forma apropriada, evitando reações impulsivas ou descontroladas. Se necessário, se afaste da situação por alguns momentos, permitindo responder de forma mais consciente e intencional à ocasião. 

3. Desenvolva a empatia

Conhecer nossas emoções abre caminho para reconhecer as do outro, trabalhando a empatia. “Não é sobre se colocar no lugar do outro, porque isso a gente nunca vai conseguir, mas sim sobre respeitá-lo”, diz a consultora. 

4. Tome decisões melhores

O autoconhecimento facilita decisões mais conscientes e informadas, tendo em vista os próprios valores, crenças e emoções. Não deixe de considerá-los no cotidiano de trabalho. 

5. Identifique seus pontos fortes e fracos

Compreender nossas forças e fraquezas é fundamental para o autodesenvolvimento, guiando a atuação no ambiente de trabalho. A clareza sobre as suas fragilidades é necessária para buscar meios para corrigi-las, com iniciativas como a realização de cursos ou buscar a ajuda de colegas.Gestão de conflitos

6. Saiba conduzir negociações

A negociação pode ser o diferencial de um conflito com resultados positivos ou negativos. Independentemente da técnica utilizada, segundo Caroline, é necessário que ela leve em conta os dois lados.

A ideia é avançar em direção a uma posição melhor do que a inicial, melhorando o relacionamento entre os envolvidos, com respeito mútuo e prezando pela eficiência, de forma a não utilizar mais recursos do que o necessário.

Uma boa negociação exige preparação e implica ação para superar conflitos, levando em conta as pessoas, o problema e a proposta para chegar a um acordo. 

7. Preste atenção à linguagem corporal

A forma como o outro percebe nossa mensagem depende, em grande parte, da linguagem corporal — para além até do conteúdo da própria mensagem ou de como ela é transmitida. Preste atenção ao posicionamento das mãos, postura e outros fatores, percebendo se estão alinhados à mensagem que deseja transmitir. 

8. Invista no relacionamento e entenda os interesses envolvidos 

Faça perguntas diretas, lembrando que do outro lado, há uma pessoa com suas próprias emoções, problemas e valores. Também entenda os interesses envolvidos na negociação: é preciso perguntar o porquê de cada posicionamento, e é isto que indicará o real interesse envolvido.

9. Entenda seu estilo de comunicação

Compreender seu estilo de comunicação é essencial na gestão de conflitos, influenciando diretamente como você interage com os outros e reage em situações de tensão.

Reconhecer suas tendências permite ajustar sua abordagem, evitando comportamentos que possam agravar o conflito, como a passividade que ignora suas necessidades ou a agressividade que desrespeita os outros. Um estilo assertivo é o ideal para o equilíbrio, favorecendo diálogos construtivos e soluções benéficas a todos.

10. Trabalhe a adaptabilidade

Tente experiências novas e encare os erros como oportunidades de aprendizado. A resistência à mudança é natural do ser humano, porém é preciso ter resiliência para que ela não impeça evoluções.

Na ocasião, a consultora citou fala da consulta organizacional Fela Moscovici: “A resistência à mudança é uma reação normal, natural e saia, desde que represente um período transitório de tentativas de adaptação, em que a pessoa busca recursos para enfrentar e lidar com o desafio de uma situação diferente.”