O relacionamento da Unimed Paraná com as entidades de saúde e as coirmãs do Sistema Unimed é um dos pilares do sucesso da cooperativa. Durante esses 45 anos, a troca de experiências foi fundamental para o fortalecimento da marca no Paraná, inclusive em momentos desafiadores, como o enfrentamento à pandemia de Covid-19, realizada em uma parceria público-privada.
Leia também – De 1979 a 2024: Uma jornada baseada nos princípios cooperativistas
Conversamos com os presidentes de diferentes entidades sobre o papel da Unimed Paraná na vida da população e dos médicos, além da presença no Sistema Nacional. Confira!
César Neves – Secretário de Saúde do Paraná
O secretário de Saúde do Paraná reforça o papel complementar que o setor de saúde privado desempenha. “O SUS, que é o maior plano de saúde do mundo, é universal. Qualquer cidadão paranaense tem acesso a ele, mas a saúde suplementar tem um papel de relevância, principalmente no sentido de não superlotar as portas de entrada do sistema único, que são as Unidades Básicas de Saúde”. Dessa maneira, como pontua o secretário, são realizadas diversas ações em conjunto.
O enfrentamento à pandemia também foi destacado por Neves, que relembrou a dificuldade que existia, na época, para comprar respiradores. “Na pandemia, nós tivemos uma prova explícita que tanto a saúde suplementar, quanto a saúde pública, andam juntas e devem fazê-lo. Eu me lembro que, em certa feita, eu e o secretário Beto Preto tivemos uma reunião com os presidentes da Unimed Curitiba e Federação, devido à dificuldade de comprar respiradores para os hospitais privados. Isso resultou, à época, um movimento solidário da Secretaria de Estado da Saúde, em que houve a participação da Unimed para ter acesso à mesma escala que nós, do sistema público, tínhamos para conseguir comprar os respiradores”, disse. “No fim, o objetivo da Unimed e da Secretaria de Saúde é o mesmo: a promoção da saúde de todos paranaenses”, finaliza.
Romualdo José Ribeiro Gama – Presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)
O presidente do CRM-PR também destacou que a saúde pública é uma construção coletiva, que “depende não apenas da iniciativa de nossos governantes e instituições públicas, mas também das demais instituições assistenciais de saúde”. Dessa maneira, Gama destaca que a Unimed Paraná é uma “instituição consolidada, que proporciona atendimento a milhares de pacientes, contando com o excelente trabalho dos médicos e médicas de nossa jurisdição”.
Em relação ao papel do Sistema Unimed Paranaense na vida dos médicos, o presidente do CRM afirma que um quarto da população do estado utiliza primariamente os serviços da saúde suplementar. “Assim, possuir uma rede de instituições sólidas, como a Unimed Paraná, é essencial ao exercício da Medicina e à prestação de saúde aos paranaenses”.
José Roberto Ricken – Presidente do Sistema Ocepar
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou a parceria com a Unimed para o desenvolvimento do ramo saúde no Paraná, “tanto em ações técnicas, quanto no aspecto político institucional, com destaque para a participação de representantes
da Federação na Diretoria da Ocepar, desde a época de Manoel Stenghel Cavalcanti, seguido por Walter Marsola, depois Luis Carlos Palmquist, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, Paulo Roberto Faria, e, atualmente, Alexandre Bley”.
Ricken relembrou, ainda, as visitas realizadas por Palmquist às Singulares no início da década de 1990, com o objetivo de “auxiliar a implantação do Programa de Autogestão, em especial em relação ao acompanhamento econômico-financeiro, que é feito até hoje junto com o Sescoop/PR”.
José Fernando Macedo – Presidente da Associação Médica do Paraná (AMP)
O papel do cooperativismo, como pontua o presidente da AMP, proporciona o pleno desenvolvimento do setor da saúde suplementar no Paraná. “Os números do Sistema Unimed Paranaense são significativos, representando o resultado de um trabalho de cooperados e colaboradores, visando a saúde e o bem-estar do beneficiário” relembra.
Para Macedo, é fundamental manter o equilíbrio do setor, com ações que beneficiem todos os envolvidos. “Acreditamos que os princípios de promoção de um sistema cooperativo eficiente, que busca a satisfação de todos os entes envolvidos e a excelência no cuidado da saúde, continuarão norteando as ações da Unimed Paraná”.
Omar Abujamra Junior – Presidente da Unimed do Brasil
A relevância e a atuação da Unimed Paraná e das Singulares é destacada pelo presidente da Unimed do Brasil. “A Unimed Paraná e as 22 Singulares paranaenses respondem pelo cuidado com mais de 1,7 milhão de nossos clientes, alcançando a expressiva participação de 57% no mercado regional. Esses números indicam a relevância e a atuação consistente de nossas cooperativas, que são uma referência de trabalho digno para mais de 11 mil médicos cooperados no estado”, diz.
De acordo com o presidente, a Federação também tem conduzido iniciativas importantes de integração das Singulares, com o objetivo de “promover a intercooperação, capacitar pessoas, ampliar e qualificar a rede assistencial própria, acelerar a inovação, a transformação digital e a convergência tecnológica”, elenca. Por fim, Abujamra destaca a parceria entre Unimed do Brasil e Unimed Paraná. “Atualmente, temos, na Unimed Paraná, uma importante parceira em nosso Plano Diretor de Tecnologia e Inovação, dinamizando a sinergia em importantes frentes”.
Helton Freitas – Presidente da Seguros Unimed
Na visão do presidente da Seguros Unimed, “a Federação congrega e dá suporte institucional ao potente cooperativismo da marca no Paraná, contribuindo para que o Sistema Unimed seja perene em uma praça importante do país”. Para Freitas, a Unimed Paraná atua, ainda, como promotora de um cuidado de excelência na saúde da população local, com foco na eficiência e na inovação.
“Destaco, também, a intercooperação das Singulares deste Estado com o grupo Seguros Unimed, o que alavanca negócios, para além do ramo Saúde, e garante sustentabilidade às nossas cooperativas”.
Adelson Severino Chagas – Presidente da Unimed Participações
O presidente da Unimed Participações também reforçou a resiliência do Sistema Unimed e a dedicação da Unimed Paraná e das Singulares Paranaenses na promoção à qualidade de vida e ao acesso à saúde de qualidade nas regiões em que atuam. “A Unimed Federação Paraná é sinônimo de ética, de empreendedorismo, de comprometimento com o cooperativismo médico e, essencialmente, de parceria com as demais empresas do Sistema Unimed, ao acreditar, assim como a Unimed Participações, que somente juntos avançaremos em um mercado altamente competitivo, praticando a intercooperação”.
Luiz Paulo Tostes Coimbra – Presidente da Unimed Nacional
A integração e sinergia entre as Unimeds paranaenses foram características destacadas pelo presidente da Unimed Nacional. “O Paraná é nacionalmente conhecido pela competente organização do cooperativismo em diferentes ramos, e a Federação Unimed Paraná reflete exatamente esta trajetória de sucesso no cooperativismo Unimed”, diz.
O presidente destaca, ainda, as iniciativas da Federação. “Existe uma iniciativa que considero fundamental para o fortalecimento do Sistema Unimed e do nosso modelo de negócio: o Programa de Agentes de Relacionamento com Cooperados, que apoia as cooperativas para atender e fidelizar os cooperados, cuidando da base da nossa essência”. Por fim, Coimbra parabenizou a Unimed Paraná “pelos 45 anos de projeção e elo do cooperativismo paranaense no Sistema Unimed e em toda a Saúde Suplementar”.