O artigo da Uniprime, desta semana, fala sobre como é possível, por meio de três conceitos simples, alcançar uma vida financeira estável
Muitos dizem que dinheiro não traz felicidade. E de fato, não traz.
Mas uma vida com menos preocupações com contas a pagar e mais tranquilidade financeira para lidar com quaisquer eventualidades, faz toda a diferença.
Neste contexto, a educação financeira tem um papel muito importante, nos ensinando conceitos simples (porém úteis), que podemos colocar em prática diariamente em busca do melhor equilíbrio de nossas contas.
O gasto consciente é o primeiro conceito – e talvez o mais importante
Constantemente somos bombardeados com oportunidades de compras imperdíveis, produtos em oferta e promoções nunca vistas. Não à toa, pegamo-nos comprando por impulso, quando compramos algo sem fazermos uma análise tão detalhada quanto faríamos ao pesquisar preços e comparar itens.
Fugir dessas armadilhas é imprescindível para que você possa colocar seu dinheiro em algo realmente útil. Pagar à vista também pode gerar descontos em suas compras e, consequentemente, fazer seu dinheiro render mais.
Por mais óbvio que pareça, ganhar dinheiro é outro conceito básico
A premissa é essa: se você não ganha, não pode gastar.
Ganhar mais dinheiro envolve organização, controle de gastos e sensatez.
Sabendo onde seu dinheiro está sendo gasto, é possível saber quando será necessário economizar algo, adiar uma compra ou até mesmo prever quando será necessário ganhar um pouco mais para cobrir suas despesas sem comprometer sua renda. Neste sentido, atividades extras podem ajudar bastante.
E para ter a clareza necessária de suas finanças, manter uma planilha como controle financeiro é fundamental, veja os três conceitos para uma vida financeira estável:
Saber investir é o terceiro passo em busca do equilíbrio financeiro
Uma vez economizado, seu dinheiro guardado também pode auxiliar no incremento de sua renda, ao “trabalhar para você”.
É importante ter a consciência de que todo tipo de investimento oferece certo risco, que pode ser maior ou menor, de acordo com o perfil do investidor. Portanto, ter algum conhecimento sobre o mercado financeiro – ou poder contar com profissionais e instituições que lhe deem suporte ao investir – é fundamental.
Leia mais: A rentabilidade na renda fixa
Ao colocarmos esses conceitos em prática, nosso planejamento financeiro ganha força e o equilíbrio que buscamos fica muito mais próximo! Comece hoje mesmo!
Caso queira saber mais sobre planejamento e finanças, fale com a gente através do e-mail: contato@uniprimebr.com.br
Fonte: Uniprime