O planejamento financeiro é o mais eficiente trajeto para garantir um futuro sem sobressaltos. É primordial entendermos cada passo dele para traçar uma boa estratégia. Saber como escolher uma boa Previdência Privada é um passo importante desse processo.
Existem duas fases com as quais temos que nos atentar: a de Acumulação (contribuição ou diferimento) e a de Benefício (cobertura ou recebimento). Fique tranquilo, parece complicado, mas não é! Vamos entender melhor:
Acumulação: para definir os valores da sua contribuição mensal, o ponto de partida é saber o quanto de dinheiro você precisará para manter suas necessidades e padrão de vida atual, quando não estiver mais trabalhando. Outro ponto importante, é saber com quantos anos você quer se aposentar e quanto tempo falta para isso. Definindo isso, você terá uma ideia dos valores que precisará investir mensalmente para alcançar o seu objetivo. Vale lembrar que o quanto antes você começar a investir em sua previdência privada, melhores serão os resultados que você colherá no futuro.
Benefício: para escolher uma boa previdência, você deve levar em conta o que ela te entregará no futuro. É importante observar a rentabilidade, selecionando uma opção que se adeque ao seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. A Previdência Privada é um investimento também considerado como um Seguro, por isso é regulamentada pela SUSEP. Sendo assim, você poderá incluir algumas coberturas como pecúlio de morte, entre outras.
Acima de tudo, é de extrema importância a escolha da administradora de seu plano de previdência, pois estamos falando de investimento de longo prazo que podem demorar 20, 30 anos ou mais, para serem resgatados. Buscar por instituições sólidas e responsáveis é primordial!
Fonte: Sisprime