Pensando na saúde mental das mães, que muitas vezes estão sobrecarregadas, a cooperativa irá promover um encontro no dia 9 de maio
Para as mulheres, encontrar tempo e disposição para cuidar de si, da casa e do trabalho é desafiador. Some a esta lista um ou mais filhos e a administração da rotina e de tudo que envolve eles. Será que em meio a esse cenário, muitas vezes caótico, dá para manter a saúde mental em dia? E mais, será que dá para cuidar do outro sem estar com a própria saúde mental em dia?
As múltiplas jornadas que boa parte das mulheres vivencia podem estar relacionadas ao esgotamento emocional, depressão e aumento da ansiedade. Esse é o tema da campanha nacional Maio Furtacor. Olhar para a saúde mental das mães e para o quanto isso impacta na qualidade de vida delas e das pessoas que as cercam é fundamental.
De acordo com a Mariana Caldeira, psicóloga da Unimed Londrina, muitas vezes as mulheres são estimuladas a darem conta de tudo, mas a sobrecarga da rotina interfere diretamente no bem-estar. “É preciso ter um olhar cuidadoso para esse assunto. Ser mãe envolve muitas responsabilidades. No caso das gestantes e das mães de bebês, tem a questão hormonal que também interfere. Sabemos que não são poucos os casos de depressão pós-parto, por isso é preciso que os familiares acompanhem essas mães e ajudem a identificar situações como essa”, afirma.
Leia também: Unimed Londrina realiza 1º Torneio de Beach Tennis
De acordo com ela, apesar da rotina corrida, é preciso ter momentos de autocuidado e esse hábito faz toda a diferença. “De forma geral, as mães cuidam das outras pessoas que as cercam e acabam não olhando para elas mesmas”, destaca. Ela elencou algumas dicas que podem auxiliar no dia-a-dia.
- Pedir ajuda à rede de apoio quando necessário: o esposo e os avós podem contribuir com os cuidados com as crianças para que a mãe tenha um tempo de descanso ou lazer. Se você não tem rede de apoio, combine com uma amiga ou uma outra pessoa de confiança para garantir seu momento de autocuidado.
- Buscar um psicoterapeuta se você perceber que as situações que envolvem grande ansiedade, estresse e até momentos de angústia estão mais corriqueiros e interferindo na sua rotina.
- “É preciso estar bem para cuidar bem do outro. Lembre-se que o seu bem-estar também interfere no bem-estar do seu filho, por isso é preciso que as mães se cuidem, isso ninguém pode fazer por elas”, destaca a psicóloga.
Em Londrina a Campanha Maio Furtacor será realizada e prevê uma série de atividades. Uma delas é a Roda de Conversa “Maternidades Plurais”, que irá reunir no dia 9 de maio, às 19 horas, no auditório do Shopping Aurora, sete mães com perfis diferentes para um bate-papo. Leila Donária, Ana Franco Bueno, Flávia Dias, Luciana Barbosa, Giovana Ribeiro, Hylea Ferreira e Mileni Alves Secon vão contar suas histórias e levar ao público uma reflexão sobre os vários tipos de maternidade. A entrada é gratuita e o evento tem apoio da Unimed Londrina.
Fonte: Unimed Londrina
Foto: Freepik/Reprodução