Recentemente ocorreu, de forma inédita, a aula magna da Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) à Educação Inclusiva: Autismo, em uma parceria entre a Unimed Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR). A aula inaugural ocorreu de forma on-line e contou com a participação de diversos representantes de Singulares do estado.
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Durante a abertura, Omar Genha Taha, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, afirmou que a participação da Federação na construção desse curso é uma grande satisfação, especialmente por ser um tema recorrente no setor de saúde.
Ele ainda lembrou que há um incremento bastante significativo no número de casos diagnosticados de TEA nos últimos anos. Para Taha, a melhor maneira de enfrentar esse crescimento, além de compreender quais as causas dessa crescente, é também promover a formação de mais profissionais “formados, preparados e qualificados, dentro do Sistema Unimed do Paraná, para poder atender a essa demanda”, diz.
De acordo com Leandro Macioski, coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop-PR, o conteúdo foi pensado para atender às necessidades do Sistema Unimed Paranaense. “Os professores foram cuidadosamente selecionados para garantir a mais alta qualidade de ensino”, explica.
O professor-doutor Jose Knopfholz, decano da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, parabenizou a escolha do assunto da pós-graduação, por se tratar de “um tema que tem sido cada vez mais abordado e reconhecido”. Ele ainda destacou o trabalho das coordenadoras da formação Thaise Löhr e Alice Almeida Chaves de Resende, que são profissionais envolvidas com o tema há anos.
Antes do início da aula inaugural, Carlos Emílio Borsa, diretor de Educação Continuada da PUCPR, também demonstrou satisfação pelo pioneirismo no debate da temática em um processo de capacitação. “Quero parabenizar o senso de urgência que foi, certamente, percebido por todos. E desejar muito sucesso a todos os alunos que vão participar desse curso”.
Pós-graduação
As coordenadoras do curso Thaise e Alice fizeram a apresentação da pós-graduação, explicando a necessidade da qualificação desses profissionais que se inscreveram para o curso, que terá 360h. Com duração de 12 meses, no formato semipresencial, e com aulas semanais, a pós-graduação seguirá até abril de 2024.
A turma é formada por 40 alunos com colaboradores das Singulares de Cianorte, Costa Oeste, Curitiba, Federação do Paraná, Francisco Beltrão, Guarapuava, Noroeste do Paraná, Oeste do Paraná, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Regional de Campo Mourão e Regional Maringá.
O objetivo do curso é ofertar conhecimentos teóricos e práticos sobre Análise do Comportamento Aplicada, para facilitar a aprendizagem de novos e adequados repertórios comportamentais para os pacientes autistas. Ao final do curso, os profissionais serão capazes de avaliar e planejar intervenções para o atendimento de pacientes com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Análise do Comportamento Aplicado
A ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano. A proposta da abordagem é estimular desempenhos funcionais e habilidades ainda não desenvolvidas, além de fortalecer habilidades que já existem. Hoje, é uma das abordagens mais recomendas por organizações de saúde por se tratar de um método sistêmico e eficaz, apresentando resultados nos pacientes.
A grande curricular é formada por diversas abordagens do tema. Abaixo algumas delas:
- Autismo e seus desafios para o século XXI;
- Aspectos históricos e legais da educação inclusiva e política de inclusão do Autismo;
- Transtorno do neurodesenvolvimento: TEA;
- Conceitos da análise do comportamento (ABA);
- Análise comportamental da cognição;
- Comportamento verbal;
- Avaliação neuropediátrica e neuropsicológica;
- Avaliação comportamental do autista;
- Desafios do adulto com TEA;
- Ética;
- Manejo de comportamentos e problemas padrões repetitivos de comportamento;
Além de práticas presenciais nos laboratórios da PUC, como análise comportamental aplicada (ABA) ao autismo, planejar e implementar o ensino de novo repertório comportamental em ABA, entre outras.