Em 2023, a campanha “Doe lacres. Doe tampinhas”, da Unimed Cascavel, chega à décima edição. Para marcar esse aniversário emblemático, reportagens mostram personagens beneficiados pela iniciativa que converte lacres de latinhas de alumínio e tampinhas plásticas de todos os tipos em cadeiras de rodas a serem doadas para entidades assistenciais. É um trabalho coletivo do qual você também pode participar.
Leia também: Dicas de saúde: coçar os olhos pode ser perigoso
Abaixo, conheça a história da Silvana, que faz tratamento contra o câncer na Uopeccan.
Silvana de Oliveira Medice
Quando tinha 31 anos de idade, Silvana foi diagnosticada com câncer tireoide. Logo começou o tratamento na Uopeccan de Cascavel. Dez anos depois, ela trata a reincidência do tumor, agora nos pulmões. “Eu tenho sentido muita fraqueza nas pernas e dificuldade para respirar. Se não tivesse a cadeira de rodas aqui na Uopeccan, eu passaria muito mal”, conta a supervisora de vendas de uma indústria de produtos estéticos, que agradece à Unimed Cascavel pela iniciativa de arrecadar lacres e tampinhas para doar cadeira de rodas a entidades como a Uopeccan. “Eu acho isso muito importante porque ajuda a aliviar o nosso sofrimento. Naquele primeiro momento em que eu cheguei hoje, sofrendo, a cedeira de rodas, para mim, foi um alívio. Eu peço a ajuda de todas as pessoas para participarem de movimentos como esse da Unimed Cascavel.”
Auxílio acadêmico
Alunos da Unioeste têm participado de desafios interclasse para auxiliar a campanha. Em abril deste ano, 200 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas estão mobilizados na 2ª Gincana Sustentável. O grupo que entregar a maior quantidade de itens receberá premiação da Unimed Cascavel. A proposta da ação é disseminar práticas de sustentabilidade aos universitários, além de promover a solidariedade e a acessibilidade. A meta da gincana é arrecadar 390 kg de materiais.
“A gente começou esse projeto aqui na Unioeste em 2022, na disciplina de Gestão Ambiental, no curso de Administração. Naquele momento, já prevíamos a ampliação para os outros cursos do Centro de Ciências Aplicadas. Agora, em 2023, continuamos com a figura das madrinhas e dos padrinhos de turma, que incentivam a arrecadação e desenvolvem estratégias para somar o maior número de lacres e tampinhas”, explica Aline Dario Silveira, professora da disciplina de Gestão Ambiental.
Meta para 2023
A 10ª edição da campanha estipulou como objetivo arrecadar 5,5 toneladas de lacres e tampinhas. Até maio, 2,07 toneladas já haviam sido entregues à Cooperativa. As doações vão até 31 de janeiro de 2024. As cadeiras que serão adquiridas com o valor da revenda dos itens serão repassadas para entidades escolhidas por meio de uma enquete que contou com mais de 700 votos.
- Paradesporto de Cascavel (225 votos)
• Apae de Cafelândia (179 votos)
• Uopeccan de Cascavel (78 votos)
• Lar dos Velhinhos de Ubiratã (60 votos)
• Apae de Ubiratã (44 votos)
• Lions Clube de Cascavel (39 votos)
Ubiratã
Uma campanha paralela, em apoio com o Rotary Club e com o Lions Clube de Ubiratã está sendo realizada para beneficiar essas duas entidades do município.