A Singular, por meio de serviços próprios no modelo verticalizado, entrega conforto e agilidade de forma próxima ao seu cliente
Nos quase 34 anos de fundação da Unimed de Cianorte, a cooperativa sempre buscou alternativas para melhorar ainda mais o atendimento de seus beneficiários. Aos poucos, a Singular foi aderindo à verticalização e ampliando suas unidades. Hoje, além da sede própria e de uma rede credenciada ampla, também atende por meio de quatro espaços próprios: o Centro de Atenção à Saúde (CAS), o Centro de Traumatologia, o Centro de Especialidades e o Espaço Terapêutico Cuidar.
Fundada em novembro de 1989, a Unimed de Cianorte possui, atualmente, quase 12 mil beneficiários, 117 médicos-cooperados, 116 colaboradores distribuídos em suas unidades. No comando da cooperativa, desde 2022, está o médico otorrinolaringologista Marcos Pedro Gomes. Cooperado desde 2003, o atual presidente também já foi diretor de Provimento de Saúde, vice-presidente do Conselho de Administração, secretário do Conselho de Administração, conselheiro Técnico e conselheiro Fiscal.
Leia também: Laboratório em Rio Negro tem premissa de atendimento rápido e ágil
Gomes relembra que o investimento no modelo verticalizado de recursos próprios sempre foi uma prioridade da Singular, com o objetivo de ofertar agilidade nos atendimentos e otimização de tempo para o beneficiário – já que encontra muitos processos atendidos no mesmo lugar -, além de garantir ao cliente o sentimento de pertencimento no Jeito de Cuidar Unimed.
Hoje, devido ao olhar atento da cooperativa para a verticalização, a comunidade cianortense pode contar com serviços bastante completos. De acordo com o presidente da instituição, as equipes da Unimed estão aptas a atender diversas demandas, como atendimentos de clínica geral, endocrinologia, reumatologia, oncologia, clínica, neurologia, psiquiatria, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, farmacêuticas, procedimentos de enfermagem, além de serviços de quimioterapia, imunobiológicos, ultrassonografia, laboratório de análises clínicas e traumatologia.
Confira a entrevista completa de Marcos Pedro Gomes, da Unimed de Cianorte:
Como e quando a Unimed de Cianorte percebeu que estava na hora de investir em recursos próprios? E por que?
Em 2017, a Unimed Cianorte observou a necessidade de ter um serviço próprio para desafogar os atendimentos em prontos-socorros dos hospitais da região, trazendo mais agilidade aos atendimentos, o que gerava queixas pontuais. Em 2018, foi inaugurado o Centro de Atenção à Saúde (CAS) Dr. Giro Nagao. Na ocasião, contava com os serviços de consultas médicas, aplicação de medicações, curativos, pequenos procedimentos, psicologia e fisioterapia.
Com a capacidade máxima de atendimentos no serviço de fisioterapia e a necessidade de implantar o Centro de Oncologia, a diretoria, na época, verificou a possibilidade de expandir a fisioterapia para um novo espaço e assim fez, em 2019 inaugurou o Centro de Especialidades. No entanto, infelizmente, em virtude da pandemia, o projeto da Oncologia ficou paralisado por um período. Até que, no último trimestre de 2020, foram realizados alguns ajustes no espaço do CAS para alocar o Centro de Oncologia. Inaugurados em 2021, o CAS abrigou, ainda, uma sala de vacinas e o Centro de Oncologia.
Além dos atendimentos oncológicos, também foi verificada uma alta demanda de pacientes com a necessidade de tratamento de terapias especiais e, idealizando isso, a Unimed de Cianorte inovou e criou um espaço planejado para atender pacientes com os serviços de psicologia clínica e terapias especiais. Foi então criado o Espaço Terapêutico Cuidar.
E nós não paramos por aí. Ainda em 2021, pensando no bem-estar e na acessibilidade dos nossos beneficiários, começamos a coleta do exame de Covid-19 e, em março de 2022, iniciamos o serviço de coleta de laboratório. Isso significa que o nosso cliente, hoje, pode consultar, aplicar medicação e realizar exames laboratoriais em apenas um lugar. É mais agilidade no diagnóstico e conforto ao paciente.
Por fim, pensando em ampliar a oportunidade de trabalho ao nosso médico-cooperado, no ano passado, foi inaugurado o Centro de Traumatologia, localizado ao lado do CAS. O espaço conta com sala de gesso e aparelho para realização de raio-X.
Como é a relação da comunidade com cada espaço verticalizado da Singular?
Todos esses serviços implantados pela Unimed de Cianorte possuem estruturas amplas e aconchegantes, composta por uma equipe multidisciplinar capacitada, que consegue atender nossos clientes com qualidade e humanização. Nossa pesquisa de satisfação demostra que estamos no caminho certo, gerando celeridade nos diagnósticos e cuidando da saúde de nossos clientes.
Quais foram os principais resultados desse investimento no modelo verticalizado?
Sabemos que o retorno dos investimentos nesses serviços tem um período de médio a longo prazos. Mas, desde a abertura dessas unidades, já conseguimos perceber maior adesão dos clientes aos nossos serviços próprios, gerando custo evitado e trazendo maior acessibilidade e conforto. Além disso, reunir diversos atendimentos em um só local ou cidade, também evita o deslocamento para outras cidades, principalmente no caso de tratamentos complexos, como o de quimioterapia, por exemplo.
Hoje, quais são os diferenciais de cada espaço criado pela Unimed de Cianorte?
Nossos diferenciais são espaço amplo, climatizado, acessibilidade aos serviços, prontuário integrado, equipe capacitada/treinada para atender com qualidade e humanização.
De que forma a Singular planeja os próximos anos em estruturas próprias?
Analisando a necessidade do cliente Unimed, estamos estudando a viabilidade de expansão dos serviços laboratoriais, iniciados em março de 2022 no CAS. Buscamos analisar também o investimento na área de pediatria, para atender a alta demanda e procura por essa especialidade.
Atualmente, como senhor analisa os principais desafios para as Singulares que pretendem investir no modelo verticalizado?
Eu posso elencar os principais, que são: retorno financeiro a médio e longo prazos; conseguir demonstrar aos cooperados a importância de termos os serviços e não depender totalmente da rede credenciada; conquistar a taxa de ocupação dos serviços para que seja viável; e, não menos importante, trabalhar de forma intensa, em conjunto com a comunicação e marketing, a divulgação dos serviços que a Unimed oferece, para que todos conheçam e utilizem.