A fisioterapia pélvica é uma reabilitação promovida por um profissional especializado. Confira a entrevista completa!
Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.
Veja também: Como identificar a depressão em idosos
Incontinência urinária pode ser prevenida e tratada
Uma em quatro mulheres sofre de incontinência urinária em algum momento da vida. Além da urina, elas podem ter problemas também de disfunções sexuais e incontinência fecal. Nesta Conversa Ampla, a fisioterapeuta Natália Sato explica o que é e como a fisioterapia pélvica pode ajudar. Trata-se de uma reabilitação que exige um profissional especializado e que pode trazer mais qualidade de vida para quem sofre deste problema.
Confira dicas sobre a fisioterapia pélvica:
- Procure sempre um fisioterapeuta que tenha especialização e experiência com a fisioterapia pélvica;
- É sempre bom conhecer como funciona o seu assoalho pélvico e, assim, evitar problemas;
- A reabilitação com a fisioterapia pélvica é necessária, funciona e melhora a autoestima tanto de mulheres quanto os homens que sofrem de incontinências;
- Não existe idade para começar. O controle da musculatura do assoalho pélvico vai tornar a pessoa muito mais funcional e independente por muito tempo.
- Com a reabilitação, é possível retomar a vida social e convivência com demais pessoas, sem receio de ter um “contratempo”.
Leia também: Fisioterapia e atividade física pós-parto: cuidado essencial para a saúde das mães