Especialistas abordam a educação como forma de inovação nas instituições

Durante 29º Suespar, representantes do Hospital Albert Einstein, da Unimed Paraná e da Seguros Unimed falaram sobre o tema

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(Foto: Divulgação/Unimed Paraná)

O tema inovação está em voga e tem impactado muitos setores. Durante o 29º Suespar, Rodrigo Bornhausen Demarch, diretor-executivo de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, demonstrou quais ações têm sido tomadas pela instituição para criar um ambiente pronto para inovar. A plenária “Um Modelo de Ecossistema de Inovação em Educação e Saúde”, composta por Alexandre Holthausen Campos, também do Hospital Albert Einstein, e Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, foi palco de discussão de ferramentas para implementar a inovação dentro dos hospitais. A plenária teve como presidente de mesa o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, Omar Genha Taha.

Demarch comentou que a organização foi reconhecida, por sete vezes consecutivas, como a mais inovadora na categoria Serviços Médicos, em 2023. Para tanto, no país, tem quatro unidades de inovação nos estados de Amazonas, Goiás e São Paulo, que auxiliam e apoiam o desenvolvimento de metodologias inovadoras. O diretor-executivo ainda apresentou os principais cases de sucesso de cada unidade.

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Em seguida, Alexandre Holthausen, diretor de Educação do Albert Einstein, explicou como é possível as organizações de saúde atrelarem a inovação, a saúde e a educação. Por meio de programas e plataformas corporativas, que visem capacitar e aprimorar o conhecimento dos funcionários para terem base suficiente para atender pacientes, é possível unir a tríade. “Nosso primeiro e único objetivo é trazer mais saúde para as pessoas e tentar evitar que elas fiquem doentes. A gente, então, entendeu que isso só funciona com uma assistência de qualidade e um controle de custos, mas que sem inovação, sem pesquisa, nós estamos fadados à estagnação”, destacou o diretor de Educação.

Ele exemplificou que o hospital tem buscado, com a utilização do Portal de Educação Corporativa Einstein, reunir e organizar cursos e conteúdo para a educação continuada dos profissionais em saúde. “A plataforma permite o acompanhamento da adesão aos treinamentos, avaliação do nível de conhecimento dos profissionais e satisfação em relação ao método empregado”, acrescenta.

O ensino e pesquisa do Einstein, segundo Holthausen, são divididos em categorias como escola técnica, ensino médio técnico, graduação, soluções corporativas, treinamento corporativo, eventos científicos, pós-graduação, MBA, curso de atualização e atualização médica personalizada. “As inovações em educação têm o propósito de engessar menos os papéis dos docentes e estudantes, com um olhar crítico para o conhecimento, por meio do diálogo e da pesquisa, uma vez que a sala de aula não é mais a única fonte de informação dos alunos”, explica.

Atualmente, o Einstein é uma instituição de ensino superior acreditada pelo MEC, mas o projeto de educação iniciou com a premissa de formar médicos e profissionais capacitados para atuar no hospital, pois sentiam a necessidade de contar com pessoas qualificadas e com características específicas. Hoje, eles contam com uma plataforma de profissionais de saúde em diferentes áreas de atuação, que conseguem trocar experiências dentro da carreira profissional.

A educação como modelo de ecossistema inovador continuou em debate, dessa vez com o presidente da Fundação Unimed e Seguros Unimed e diretor-geral da Faculdade Unimed, Helton Freitas. Ele desdobrou o tema, explicando que a educação corporativa desenvolve e aprimora as competências dos colaboradores para a evolução, atuando em três pilares: eficiência, produtividade e desempenho. “Na educação corporativa, são utilizados métodos, como treinamentos, workshops, cursos, palestras e programas de mentoria, além de outros”, acrescenta Freitas.

Segundo ele, é necessário envolver a criação de uma cultura de aprendizagem contínua dentro das instituições. E isso tem sido uma tendência, de acordo com o dado apresentado por ele, em que 90% das organizações (pesquisa da Deloitte) dizem que a prioridade, neste ano, era de investir em treinamento corporativo e desenvolvimento dos colaboradores.

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Uma tendência de forma de aprendizagem que tem crescido no mundo corporativo é o e-training, que visa capacitar funcionários por meio de plataformas on-line, como cursos on-line, webinars, podcasts, games e até treinamentos interativos. É um método já muito popular entre as organizações, pois une tecnologia e a crescente disponibilidade de recursos de aprendizado. A tendência de estudos a distância também cresceu em 65%, nas modalidades EAD e híbrida.

Freitas acredita que a transformação começa pelo desenvolvimento das pessoas. Com essa perspectiva, foi fundada a Faculdade Unimed, em 1995, e instituída pela Unimed do Brasil. Atualmente, com nota máxima no conceito do Ministério da Educação (MEC), entre os objetivos da instituição estão qualificar os profissionais para que sejam aptos a cuidar da saúde das pessoas e organizações, além de apoiar a gestão das Singulares, por meio de projetos de assessoria, entre outros.

Confira a avaliação dos participantes do 29º Suespar:

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