O diretor de Saúde da Unimed Paraná, Faustino Garcia Alferez, tornou-se o mais novo membro da Academia Paranaense de Medicina. A posse foi realizada no dia 15 de março, na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), junto com outros três acadêmicos.
O convite para participar do grupo aconteceu ainda no ano passado. Os nomes dos médicos empossados foram aprovados em Assembleia Geral, após análise de currículo e referências do indicado, pela Diretoria da Academia. A posse foi dirigida pelo acadêmico presidente Henrique de Oliveira Suplicy.
A análise torna-se bastante criteriosa, pois são apenas 60 cadeiras, limitando os nomes elegíveis. “Senti-me profundamente honrado pelo convite. O momento foi de bastante emoção, especialmente por poder dividir com a minha família essa honraria”, descreveu Alferez.
A esposa do diretor da Unimed Paraná, Vera Maria Fernandes Garcia, destacou que a nomeação de seu companheiro como membro titular da Academia Paranaense de Medicina é o reconhecimento de toda uma trajetória marcada pela excelência, dedicação e determinação profissional. “Sei o quão árduo foi esse caminho, que traçamos juntos, inclusive. Essa é uma conquista que, não só a mim, mas enche toda a nossa família de orgulho e felicidade”, afirmou Vera.
Durante seu discurso, em posse, Alferez dedicou o espaço para reconhecer os médicos que também passaram pela Academia. Em especial, ao médico Carlos Cunha, patrono da cadeira 52, a qual ele foi indicado, assim como aos seus amigos, também membros da Academia Paranaense de Medicina, os médicos José Fernando Macedo e Jurandir Marcondes Ribas Filho. Agradeceu, também, a presença de seu genro, suas duas noras, o seu irmão com sua família e ainda muitos amigos.
Na sequência, honrou a sua família durante seu discurso, agradecendo o apoio concedido durante todos esses anos, especialmente à esposa Vera, além de seus filhos Nadja, Rafael e Marcel e as suas quatro netas – todos presentes durante a sua posse. “A medicina tem, entre os seus segredos de sucesso, o estudo, o conhecimento técnico e o gostar de gente, além do requisito disponibilidade, sendo necessário aprender a dosá-la com a dedicação ao núcleo familiar”, descreveu o diretor da Unimed Paraná.
Uma trajetória marcada por estudo e dedicação
Médico há mais de 40 anos, Faustino Garcia Alferez é graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com residência em Cirurgia Geral e especialista em Gastroenterologia e Proctologia. Ele ainda conta com formação nas áreas de Medicina do Trabalho e Homeopatia. Além disso, cursou Direito e foi aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante esses anos na Medicina, fez diversos cursos de pós-graduações, como Gestão Empresarial, Gestão de Saúde e Gestão Hospitalar.
Alferez sempre buscou ser atuante, no exercício da profissão médica e nas entidades representativas. Ele exerceu cargos na Associação Médica de Cascavel, inclusive sendo presidente em duas oportunidades. Foi vice-presidente da AMP, pela região Sudoeste e delegado da AMP junto ao CRM (Conselho Regional de Medicina-PR). Atuou como professor do curso de Medicina e da residência médica na Unioeste, na cadeira de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Gastroenterologia.
No Sistema Unimed, sua carreira médica começou na Unimed Cascavel, sendo um dos cooperados a impulsionar a fundação da Singular – onde foi vice-presidente, entre 1995 e 1997, e duas vezes presidente nas gestões de 1997 a 2001.
Na Unimed Paraná, ele é partícipe da Diretoria desde 2002, passando pelas diretorias de Projetos, Mercado, vice-presidente, Saúde e Intercâmbio, e Saúde (essas últimas com o status de vice-presidente). Foi, também, conselheiro da Unimed Participações (2020-2021) e atualmente é membro da Câmara Arbitral da Unimed do Brasil.
Para ele, todo o esforço dentro da profissão valeu a pena pelo reconhecimento que tem, além do ambiente profissional, no familiar também. “Ter seguido essa profissão e vivenciado momentos como esse me enchem de satisfação e sinto-me extremamente honrado”, concluiu o médico.
Academia Paranaense de Medicina
Fundada oficialmente em 17 de outubro de 1978, mas com posse solenemente efetivada apenas em 22 de junho de 1979, data em que se comemora o seu aniversário, a Academia Paranaense de Medicina comemora, em 2024, 45 anos de existência.
Os acadêmicos titulares ocupam 60 cadeiras. Reúnem-se ainda os 12 acadêmicos eméritos, os 32 acadêmicos honorários e ainda os dois correspondentes estrangeiros, os professores Marvin Lee Corman e Oreste Terranova.