Você saberia como agir em caso de incidentes com crianças envolvendo quedas ou intoxicações por produtos domésticos, por exemplo? Esses foram alguns dos pontos abordados no 1º Workshop de Primeiros Socorros na Infância, realizado no dia 23 de maio, pela Unimed Cascavel, com mais de 60 beneficiários e beneficiárias da cooperativa, que estiveram no auditório do Espaço Viver Bem (EVB), onde acompanharam as orientações técnicas e práticas sobre o que fazer em situações que colocam em risco a vida das crianças.
A palestrante convidada foi a médica pediatra Bruna Pereira Farias. “A gente considera extremamente importante os pais saberem o que fazer nessas ocasiões, já que, na maioria das vezes, as causas são evitáveis. Quem está perto essas circunstâncias é que pode dar a melhor assistência e, geralmente, vão ser os pais. Conhecer os procedimentos de primeiros socorros impacta diretamente no prognóstico que essa criança terá após o incidente. Por exemplo: quais condutas médicas serão necessárias”, explica Bruna.
Leia também: Estratégia da Unimed Cascavel é o compromisso com a evolução contínua
A enfermeira obstétrica Ariana Tasca também participou das explicações e atividades práticas. “O nosso objetivo foi abordar os principais acidentes que ocorrem com as crianças, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e outros órgãos ligados ao tema. Estamos falando de situações como queda do trocador ou da cama, engasgos com leite, alimentos ou outros objetos, além de convulsões, queimaduras e outros exemplos. Foi um workshop muito rico pensando em prevenção e também no que fazer se algo ocorrer”, complementou a enfermeira da Unimed Cascavel.
Raquel Cristina Maltauro Texeira é mãe da Laura, que está com um ano e um mês. A gerente Administrativa foi uma das participantes que se voluntariou para as dinâmicas do workshop. “Eu considerei esse evento muito importante. Informação nunca é demais, ainda mais quando se fala de crianças, que são tão imprevisíveis. Foram abordados alguns acidentes muito comuns dentro de casa e coisas que, muitas vezes, a gente não para pra pensar no nosso dia a dia. […] Coisas que são indispensáveis na hora do socorro. E é possível estender isso também não só para os nossos filhos. Às vezes a gente consegue se preparar para ajudar algum amigo, alguém na rua… É muito bacana e, se tiverem outros workshops, vou participar”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Unimed Cascavel