Unimed Francisco Beltrão conclui treinamento em metodologias ágeis e design thinking

treinamento unimed Francisco Beltrão
(Foto: Divulgação)

A Unimed Francisco Beltrão finalizou, na última semana, um treinamento realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR). O foco do curso foi a capacitação da equipe em Metodologias Ágeis e Design Thinking. Com início em março, a instrução contou com seis módulos ministrados por Gabriel Trindade, engenheiro de produção e sócio da empresa Gestão Inteligente de Curitiba.

Leia também – Unimed Londrina forma turma de 31 atendentes na área da saúde

Carolina Kunrath, coordenadora de Gestão de Pessoas da cooperativa, destacou a importância do exercício proposto pelo curso, que incentivou os colaboradores a se colocarem no lugar dos diversos atores que se relacionam com a Unimed. “Buscamos a excelência no atendimento, e a atividade ajudou a refletir sobre como melhorá-lo”, explicou Carolina. Durante o treinamento, as equipes foram divididas em grupos e cada uma construiu um protótipo que está sendo apresentado aos líderes de cada setor e membros da diretoria.

Gabriel Trindade ressaltou que o curso teve como objetivo melhorar a experiência dos beneficiários dos planos de saúde, médicos cooperados, prestadores de serviços (clínicas e hospitais) e colaboradores. Foram aplicadas cinco etapas: empatizar, definição de projeto, ideação, prototipagem e testagem. Durante o processo, foi utilizada a metodologia ágil Scrum, que permite a gestão colaborativa do trabalho em ciclos curtos. Ferramentas como mapa de empatia, jornada do usuário, brainstorm, pitch de guardanapo, prototipagem e ciclos de feedback foram empregadas.

“Foi um trabalho muito prático, direcionado para resolver problemas reais da cooperativa. Várias boas ideias foram criadas, muitas delas focadas em ferramentas tecnológicas, que agora serão apresentadas à diretoria”, afirmou Trindade. Ele acrescentou que muitas dessas ideias podem, no futuro, ser implementadas para resolver problemas e melhorar a experiência do usuário.

Fonte: Unimed Francisco Beltrão

SHARE