O cooperativismo é o ato de cooperar entre pessoas com um interesse em comum. O modelo de contribuição, seja com a sociedade ou até mesmo pela instituição, percebendo que o trabalho tem significado, é algo que muitas pessoas enxergam como propósito. Os 24 anos dedicados ao Sistema Unimed do gerente de Serviços em Saúde da Unimed Apucarana, Ricardo Xavier, são de identificação com o cooperativismo.
Toda a sua trajetória profissional passou pelo Sistema Unimed, sendo em Londrina a sua primeira oportunidade. “Sou extremamente grato, na cooperativa passei por cargos de auxiliar até analista de Promoção em Saúde. A Unimed Londrina me proporcionou muito aprendizado, desenvolvimento e autonomia para trabalhar. Nesse período, tive o privilégio de interagir com líderes e amigos que até hoje são referências para mim”, agradece o colaborador. Depois de passar 15 anos na Unimed Londrina, hoje ele já conta com quase uma década de contribuição na Unimed Apucarana. “A Singular me acolheu muito bem. Eu tenho muito zelo pela cooperativa e acredito que os colaboradores que me rodeiam também são excelentes profissionais”, afirma.
Mesmo com muitos anos de casa, Xavier comenta que uma das suas principais motivações para continuar no Sistema é acreditar que os princípios do cooperativismo estão ligados aos seus princípios pessoais. “Há muita força no cooperativismo para superar os revezes econômicos, financeiros e sociais de uma determinada sociedade. O Sistema Unimed tem variados desafios perante o mercado de saúde suplementar, no entanto, eu acredito que a sua força para superar cada um desses desafios está na intercooperação”, relaciona o colaborador da Unimed Apucarana.
A intercooperação pode ser encontrada até mesmo no compartilhamento de aprendizados e cases de sucesso. Nesses 45 anos, a Federação, em muitos casos intermediou muitas desses debates. Como gerente da Unimed Apucarana ele enfatiza que essas discussões, especialmente em comitês realizados, permitem uma ampla visão do cenário da saúde suplementar, o que ocasionam também uma ancoragem para o fortalecimento do Sistema Unimed Paraná. “Essa relação permite um ambiente oportuno para debates estratégicos que agregam valor ao nosso negócio”, relata.
Conquistas
Pessoalmente, ele conta que a sua história com o cooperativismo está ligada à capacidade de buscar a excelência em tudo que faz. “Temos um jeito singular de ser, que nos faz buscar sermos melhores para o nosso cliente, nosso cooperado e para a nossa cooperativa. Eu me encaixo em tudo isso, pois aprendi nesses anos que as competências necessárias para a Unimed, como a excelência e a qualidade, são positivas também em nosso lado pessoal”, declara.
Em 24 anos de história com as cooperativas, o gerente conta com muitas experiências vivenciadas, entre desafios superados e conquistas alcançadas, mas todas sempre em conjunto com suas equipes. Ele relembra dois momentos que lhe marcaram como profissional. Uma delas, ainda na Unimed Londrina, enquanto assistente Administrativo, Xavier pôde contribuir com as ações inicias do projeto Racionalização, em que apresentou uma ferramenta simples que facilitava a visualização dos critérios de liberação, na época ainda não automatizada. “Na ocasião, a ideia foi levada para a Unimed do Brasil pelo doutor Marlus, inclusive essa ação permitiu que participássemos, como técnicos, do Suespar, em 2008. Até então, o evento era dirigido apenas para gerentes e superintendentes”, rememora.
Já pela Unimed Apucarana, como gerente, ele participou de todos os processos de implementação de novos recursos próprios, de baixa complexidade. “O que, claro, auxiliou muito os nossos clientes quanto ao acesso ao atendimento em saúde”, celebra. Entre os recursos próprios inaugurados estão a Clínica Multiprofissional com a estruturação em 2016, a Clínica de Vacinas que nasceu como uma oportunidade de mercado visualizada por meio da Clínica Multiprofissional, e a clínica de Terapias Especiais, que também atendeu uma demanda em crescimento, possibilitando um atendimento terapêutico integrado.