Oportunidade de recomeçar: conheça os relatos das famílias abraçadas pela Unimed Oeste do Paraná

recomeçar
(Foto: rawpixel/Freepik)

Colaboradores das Unimeds Vale do Caí e Vale dos Sinos foram abraçados pela Unimed Oeste do Paraná através da campanha “Abrace uma Família”, promovida pelo Sistema Unimed Paranaense, em parceria com a Unimed Federação RS e Instituto Unimed Rio Grande do Sul. As três famílias foram beneficiadas com itens para reformar as casas atingidas, além de móveis e eletrodomésticos.

Os primeiros contatos da Singular com as famílias abraçadas aconteceram via ligações e conversa pelo WhatsApp, para entender as necessidades mais urgentes de cada um. Felippe, colaborador do setor de Tecnologia da Informação da Unimed Vale do Caí, mora em Montenegro-RS com os pais e a irmã. “Ele relatou que a família perdeu toda a mobília da residência, além do imóvel ter ficado com a estrutura comprometida. Como tinham algumas economias, conseguiram alugar um apartamento durante um período, além de providenciar alguns itens essenciais”, comentou a assistente social Liliane Behenck, que atua na Unimed Oeste do Paraná.

Assim que a equipe explicou sobre o projeto, o colaborador afirmou que, no momento, a maior necessidade era a finalização da reforma da casa para que a família pudesse retornar ao lar. “Assim que os itens foram entregues, ele agradeceu imensamente o auxílio prestado pela Unimed, verbalizando a alegria de sua família em receber as doações poder retornar à residência. Além disso, comentou que, quando tudo voltar ao normal e conseguir se reestabelecer financeiramente, pretende visitar a equipe da Unimed Oeste para agradecer pessoalmente”.

Outra família abraçada foi a do colaborador Veli, da Unimed Vale dos Sinos, que mora em Novo Hamburgo-RS. O profissional mora com a mãe e a tia acamada e, desde as enchentes, estava na casa de familiares, já que a residência ficou totalmente comprometida. “No início ele chegou a questionar o intuito do contato e do auxílio e, em outra oportunidade, nos contou que muitas pessoas conhecidas estavam sendo vítimas de golpes”, destacou Liliane. Para o colaborador, o mais importante no momento era conseguir retornar à casa, que estava com problemas nas janelas e portas, além de alguns danos estruturais.

Dessa maneira, a Singular disponibilizou portas e janelas novas, além de materiais de construção e móveis. “Ele agradeceu o apoio recebido e disse que estava grato a Deus e a toda a equipe por terem o encontrado mesmo tão longe”.

Além disso, a Unimed Oeste do Paraná contou, também, com o apoio de médicos-cooperados para prestar a ajuda necessária às famílias abraçadas pelo projeto. Esse foi o caso da colaboradora Ângela, que atua na Unimed Vale dos Sinos há 11 anos e mora em São Leopoldo-RS. “A casa em que a profissional morava com o marido e o filho ficou muito danificada e precisava de uma reforma completa. Além disso, eles perderam todos os móveis. Nos primeiros contatos, Ângela comentou que o filho dizia sentir falta de ‘uma casa normal’, já que eles estavam em um cômodo cedido por familiares desde então”, relembra a assistente social.

Dessa forma, a Singular prestou o auxílio disponibilizando móveis e eletrodomésticos para a família poder recomeçar. “Durante os momentos de conversa com os colaboradores contemplados no projeto, podemos conhecer um pouco da história de cada família, compreender a realidade vivenciada e que ainda estão vivenciando após a tragédia, e acima de tudo oferecer conforto, atenção, espaço de escuta e impulso para que possam retornar aos seus lares, reconstruir os bens que foram pedidos e reescrever a sua história”.

Confira outros depoimentos recebidos!

# A ligação que mudou a vida de Elsa, vítima das enchentes no RS

# Famílias gaúchas recebem apoio do Instituto Unimed Curitiba

# Família abraçada por campanha envia carta para Unimed Paranaguá

# Colaborador da Unimed Porto Alegre reconstrói sua vida após as enchentes no Rio Grande do Sul

SHARE