O ano de 2024 tem sido marcante para a Unimed Paraná, que completou 45 anos com uma trajetória de sucesso e consolidada como uma referência nacional, preparada para superar os desafios do futuro. A história da Federação é repleta de avanços importantes, que fazem a diferença na trajetória das Singulares e na vida de cooperados e usuários. Entre tantos atributos, protagonismo e propósito são algumas das palavras-chave da atuação nesses 45 anos. Soma-se a isso um valor essencial para o trabalho na área da saúde: o olhar.
Veja também: 45 anos de Unimed Paraná: a força da marca na história pessoal de seus diretores
“O nosso diferencial é olhar para o cliente. Acompanhar o desenvolvimento tecnológico, o uso de ferramentas, faz parte, é dever do ofício, e por isso o nosso diferencial é o olhar para o cliente. Atendemos e acolhemos os beneficiários e os clientes de maneira especial”, comenta o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria. Isso significa estar atento e acompanhar as reais necessidades e os desafios do setor, outra marca registrada que faz da Federação destaque em âmbito nacional. “A Unimed Paraná é muito atuante nos segmentos em que ela participa, inclusive no Sistema Unimed Nacional, contribuindo com boas práticas, com ações inovadoras, com processos eficientes, com ferramentas tecnológicas e projetos inovadores”, destaca.
Durante essas mais de quatro décadas, a Federação viveu momentos de grandes desafios, como o recente enfrentamento à pandemia de Covid-19. “O início foi caracterizado por uma grande incerteza em lidar com algo pouco conhecido. Além de uma sequência evidenciada pela queda na procura por atendimento eletivo e preventivo, este último que causou uma enorme preocupação pelo risco de aumento de casos de cânceres, por exemplo, que deixaram de ser diagnosticados precocemente, e, ainda, também houve o aumento da sinistralidade em meados de 2021, quando houve um crescimento na procura pelo atendimento médico que havia sido interrompido” relembra o diretor de Saúde, Faustino Garcia Alferez.
No entanto, a história da Unimed Paraná ficou marcada também por conquistas extremamente relevantes para o Sistema, como a fundação da holding, e o amadurecimento de eventos como o e-Saúde e o Suespar. Para Alferez, as iniciativas construídas dentro da cooperativa no decorrer desses anos se tornaram referência para muitas outras Unimeds, inclusive de fora do estado, o que reforça o protagonismo conquistado. “Muitas delas são focos de benchmarking, como a Atenção Primária à Saúde, quando desenvolvemos a clínica há 10 anos, e o projeto TEA (Transtorno do Espectro Autista) Paraná, voltado a terapias especiais, criado há cerca de dois anos, que também foi destaque. Nós buscamos, sempre que possível, ampliar os nossos projetos, o que acaba ocasionando uma vanguarda entre as cooperativas”, defende.
Ao celebrar a história da Unimed Paraná, é inevitável, também, não pensar sobre o futuro. Em um mundo cada vez mais globalizado e com demandas mais complexas, se torna quase impossível pensar em avanços sem investir em tecnologia e inovação. Conforme o diretor de Inovação e Desenvolvimento, Omar Genha Taha, a Federação paranaense se destaca nesse quesito, pois, nem todas as Unimeds do país contam com uma área específica voltada à T.I. e Inovação, por exemplo. “Nós temos essa diretoria estruturada há mais de 20 anos, o que nos levou a ganhar reconhecimento, também nacional, pela qualidade dos produtos e serviços e, principalmente, pela capacidade de dar uma resposta rápida para os problemas que surgem.”
Esse protagonismo tecnológico e inovador, como pontua Taha, resulta em diferentes projetos novos que surgem dentro da Unimed Paraná, como uma incubadora de ideas, soluções e ferramentas. Recentemente, um desses projetos se transformou em processo dentro da Federação: a Governança de Dados. “Ele se baseia na gestão eficiente de dados, que é fundamental para um trabalho eficiente e assertivo entre todas as áreas. Esse processo, atualmente, ganha repercussão nacional, e traduz a busca da Unimed Paraná por estruturar ações que contribuam para a sustentabilidade da cooperativa e do Sistema”, finaliza o diretor.
Já a relação entre Federação e Singulares demanda intercooperação constante, conforme aponta o diretor de Mercado e Intercâmbio, Durval Francisco dos Santos Filho. “Existe uma simbiose entre a Federação e as Singulares, com visitas rotineiras para trocar informações em relação ao mercado e questões associadas. É um trabalho constante e conjunto, fundamental para o crescimento mercadológico de todo o Sistema paranaense.”
São iniciativas que contribuem para o avanço do market share do Sistema Unimed Paranaense: entre dezembro de 2019 e julho de 2024, houve um crescimento de mais de 300 mil vidas, somando 1,8 milhão de beneficiários — resultando em um market share hoje correspondente a mais de 50% no estado. O modelo de gestão também se destaca em âmbito nacional, por meio da Faculdade Unimed. “Orgulhamo-nos muito do curso de desenvolvimento para dirigentes de mercado em cooperativas de saúde, que é oferecido em todo o Brasil por meio da Faculdade Unimed. É uma iniciativa que promove a conversa e o aprendizado em âmbito nacional”, relata o diretor.
Tantos projetos, aprendizados e conquistas não seriam possíveis sem uma equipe alinhada e competente, como pontua o diretor Administrativo e Financeiro, Alexandre Gustavo Bley. Os colaboradores são o core do negócio, responsáveis por atender, também, às demandas das Singulares por meio do Portfólio de Serviços. “São serviços focados em atender as necessidades das Singulares e aproveitam a escala e a marca Unimed para obter os melhores retornos”, explica Bley.
Muitas vezes, eles são possibilitados justamente pela união das Unimeds — como é o caso das negociações conjuntas, descritas pelo diretor como um dos serviços que mais ganharam força nos últimos anos. Essas e outras ações, para o diretor, reforçam a missão e os valores da Unimed. Seja na busca por produtividade ou por sustentabilidade, a intercooperação faz toda a diferença. “O Sistema Unimed Paranaense tem muito a ensinar e, também, muito a aprender. O trabalho conjunto é o pilar do cooperativismo, e é fundamental que ele ocorra”, completa.
Por fim, o presidente da Unimed Paraná, Paulo Faria, reforça o papel da Unimed Paraná no setor da saúde suplementar. “Eu enxergo que a Unimed Paraná terá cada vez mais um lugar de destaque na saúde suplementar e, principalmente, no Sistema Unimed, considerando-se toda a sua organização administrativa, a sua profissionalização da gestão e os talentos que fazem parte do nosso corpo administrativo. Creio que sempre teremos um lugar de realce em nossa atividade”, completa.