SESA promove palestras no Agosto Dourado

Agosto dourado e a importância do aleitamento materno
(Foto: AEN)

Para encerrar o Agosto Dourado, mês dedicado a intensificar as ações de apoio ao aleitamento materno, a Secretaria da Saúde do Paraná promove, na próxima segunda-feira (31), a última palestra de um ciclo de videoconferências realizado durante todo o mês. As palestras chamaram a atenção e atualizaram informações para que mais profissionais possam ser disseminadores da prática, que é recomendada por todas as organizações nacionais e internacionais de saúde materno-infantil.

Enfrentando a pandemia: “Quero abraçar muitos abraços”

“O aleitamento materno é prioridade na saúde. A Secretaria da Saúde desenvolve estratégias importantes para a promoção da amamentação e, mesmo durante a pandemia, a prática continua sendo incentivada e recomendada”, diz o secretário da Saúde, Beto Preto.

Palestras

Um dos ciclos, organizado pela Divisão da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde, apresenta nesta segunda-feira (31) a última palestra do Agosto Dourado. Começa às 9h30 e será transmitida pelo canal youtube.  

Outro ciclo de palestras on-line, promovido pela 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, e equipe Amamenta Sudoeste, realiza o evento de encerramento nesta sexta-feira (28), às 12h. Será um encontro com 15 profissionais palestrantes, que responderão dúvidas dos participantes. Os conteúdos apresentados nos ciclos de palestras estão disponibilizados no canal youtube da Secretaria da Saúde e Amamenta Sudoeste.

Canguru

Entre os vários temas abordados nas videoconferências, está a aplicação do Método Canguru, que consiste no contato contínuo pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso e prematuros, facilitando a amamentação.

A Divisão da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde orienta os profissionais da área para conversarem com as mães sobre este método, que amplia a relação de afetividade e vínculo.

Leite materno

O leite materno contém os elementos essenciais e biologicamente adequados para o metabolismo do bebê. A amamentação pode prevenir que a criança tenha diarreia e pneumonia, duas grandes causas de morte infantil.

Também reflete na melhoria das condições de saúde física e mental da criança, prolongando este benefício até a idade adulta. A mãe que amamenta também reduz as possibilidades de desenvolver câncer de mama e de ovário.

Ao todo, o Paraná tem 13 bancos de leite e 18 postos de coleta atendendo todas as regiões do Estado.