Hospital Geral da Unimed e Laboratório Unimed, em Ponta Grossa, são certificados com o mais alto nível de acreditação
Cada vez mais exigentes, os consumidores consideram diversos aspectos na hora de escolher um plano de saúde. Entre eles estão segurança, qualidade, corpo clínico, bom atendimento e otimização do tempo. Mas como ter certeza de que terá acesso a tudo isso? É aí que entra a acreditação, uma ferramenta que avalia a instituição de saúde.
“Isso já é uma realidade para nós aqui. As pessoas já escolhem e preferem a Unimed Ponta Grossa porque sabem que, caso precisem de atendimento, vão contar com um hospital, um laboratório e serviços com excelência certificada”, ressalta Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da cooperativa.
A excelência certificada citada pelo médico é referente à recente acreditação do Hospital Geral Unimed (HGU), que conquistou o nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com essa certificação, ele se torna o 9º a receber esse grau de reconhecimento, entre os mais de 400 hospitais do estado.
“Muitos anos atrás, a Unimed Ponta Grossa partiu da iniciativa de almejar e planejar o nível máximo de acreditação pela ONA por entender que, tanto o HGU quanto o Laboratório, deveriam ser referência de cuidado, assistência e atendimento à saúde. E a certificação contempla e confirma que somos essa referência”, diz Sousa.
O médico comenta que a acreditação ONA 3, na prática, significa para os beneficiários a certeza de que serão cuidados por uma instituição que atende pré-requisitos importantes dentro da segurança do paciente e melhoria contínua, com a aplicação de protocolos científicos de boas práticas médicas em saúde.
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Já para os médicos cooperados, a acreditação traz a segurança de atuar e oferecer aos pacientes uma instituição que segue as melhores práticas assistenciais do país. E assim como o Hospital, o Laboratório Unimed também conquistou a acreditação ONA 3, tornando-se o primeiro de análises clínicas do Paraná com essa certificação.
Para chegar até aqui, a Singular revisitou todos os processos e fluxos de atendimento, e investiu, principalmente, na qualificação das equipes assistenciais e ainda mais em protocolos internos, que visavam à segurança do paciente e ao ciclo de melhoria contínua.
“Claro, existiram investimentos financeiros, em estrutura física, mas o principal foi em processo e qualificação de colaboradores e médicos. O que contribuiu muito com isso também foi o envolvimento e o engajamento da gestão hospitalar nessa mobilização, nesse objetivo comum que era atingir a certificação”, destaca o diretor-presidente.
O médico ainda reforça que a acreditação ONA 3 não deve ser simplesmente um quadro na parede, mas um lembrete diário de que a Unimed Ponta Grossa é uma empresa acreditada e deve colocar em prática tudo que foi feito para esse nível ser atingido.