A consciência de poupar dinheiro

Poupar dinheiro
(Foto: Ilustração/Uniprime)

Nesta semana, a Uniprime fala sobre a busca pelo equilíbrio financeiro por meio do ato de poupar dinheiro

Semana passada falamos sobre boas práticas para se replanejar nos momentos de crise. Hoje, sugerimos não só um momento de refletir, mas também aprender a agir em busca de obter equilíbrio financeiro mesmo nestes momentos.

Leia também: Boas práticas financeiras em momentos de crise

A primeira etapa para conseguir começar a poupar, é ter consciência sobre qual é a sua renda e quais são as suas reais necessidades. Saber como você está gastando o seu dinheiro, é tão ou mais importante do que saber quanto você ganha! 

O passo seguinte, é viabilizar sobras. Como assim, sobras? Nada mais é, do que fazer exatamente o inverso do que descrevi acima. É gastar menos que o seu orçamento permite, com o objetivo de preservar uma parte do recurso e direcioná-lo para um investimento.

Muitas pessoas argumentam que não têm renda suficiente para começar a investir. Mas será que o seu estilo de vida está condizente com a sua renda? Por isso, tomar consciência de qual é a sua real necessidade e até onde você pode gastar, é fundamental para viabilizar as “sobras” que comentei a pouco. 

Dicas para poupar dinheiro

Uma regrinha fácil para ajudá-lo a definir quanto da sua renda você deve investir mensalmente, é a do 50-20-30 a qual citamos anteriormente. Se você não lembra, clique aqui para acessar o conteúdo. Mas de qualquer forma, vamos refrescar sua memória… É assim, você divide sua renda em 3 partes: 50% são para as despesas fixas, 20% destinados a investimento e/ou pagamento de dívidas financeiras e 30% reservados para seus gastos variáveis, tais como passeios, diversão, compras, entre outras coisas.

Certo, mas e se você não conseguir destinar 20% neste momento? Sem problemas, entenda que o importante é ter em vista que poupar é necessário para ter uma vida financeira próspera e equilibrada, ainda que você comece com 5% ou 10% de seus ganhos mensais. Comece a poupar agora mesmo, independente do valor que poderá dispor e colherá esses frutos no futuro!

Qual o melhor investimento?

O melhor investimento que você pode fazer é guardar dinheiro! Parece retórico, mas é simples e fundamental, pois ao investir o seu dinheiro você investirá em si próprio e em seu futuro, assegurando inclusive, que você tenha melhores oportunidades e conquiste sua liberdade financeira. Tendo você acumulado reservas, em determinados momentos oportunidades surgem, e você estará preparado para elas. 

Entender a lógica e a dinâmica do mercado financeiro, também será muito importante para que você faça as melhores escolhas, como também, as mais adequadas ao seu perfil e objetivo de investimento. Lembre-se que você é o senhor de seu destino e, por mais que você diga que sua renda não é tão grande assim, não será desculpa para não se planejar e iniciar seus investimentos. Colha no amanhã o que você está poupando e plantando hoje!

O assunto “mercado financeiro” para algumas pessoas ainda é de difícil compreensão. Mas não é tão difícil assim! Sugiro a você que navegue em nosso canal, garanto que sua visão de mercado financeiro ficará mais clara e fácil. Envie também suas perguntas e dúvidas. 

Fonte: Uniprime

SHARE