No dia 1º de agosto foi celebrado o Dia Mundial do Aleitamento Materno, criado com o objetivo de incentivar e reforçar a importância que a amamentação tem na saúde dos bebês e das mães. No entanto, se engana quem acredita que amamentar é intuitivo ou fácil: requer preparação e, mais do que tudo, muito apoio!
Para falar sobre a importância da amamentação, os benefícios e, claro, todos os desafios relacionados à prática, esse episódio do podcast Saúde Sem Complicação recebe a enfermeira pediátrica, mestre, consultora em amamentação e laserterapeuta Priscila Mattos. No bate-papo, a profissional fala sobre a amamentação exclusiva e estendida, como lidar com eventuais machucados e a importância de estar bem-informada para esse momento.
Como doar leite materno
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), as mães que têm desejo de doar leite e que não façam uso de medicamentos que sejam contraindicados durante o período da amamentação, podem entrar em contato com o banco de leite da sua cidade e agendar uma visita. Na ocasião, será feito um cadastro e os profissionais irão orientar a mãe sobre a maneira correta de realizar a doação. Em seguida, a interessada vai receber os materiais esterilizados necessários para a doação do leite materno.
Vale destacar que a mulher não precisa levar o leite até o banco – os próprios profissionais alinham a retirada.