Com um olhar estratégico voltado para a excelência no cuidado e a sustentabilidade de sua operação, a Unimed Cascavel tem investido em recursos próprios: a Clínica Unimed Cascavel e o Espaço Viver Bem são estruturas concebidas para ir além do modelo tradicional de atendimento, focando a atenção personalizada, a medicina preventiva e a promoção integral da saúde.
Para detalhar a visão por trás dessa expansão, os resultados alcançados e os futuros passos na ampliação de sua rede própria, conversamos com o presidente da Unimed Cascavel, Luiz Sergio Fettback. Confira.
A Unimed Cascavel tem direcionado investimentos significativos para sua rede de serviços próprios, composta hoje pela Clínica Unimed Cascavel e o Espaço Viver Bem. Qual é a visão estratégica por trás dessa expansão e quais objetivos de longo prazo a Singular busca alcançar com essa iniciativa?
O Espaço Viver Bem (EVB) e a Clínica Unimed Cascavel fazem parte de uma visão estratégica para conciliar excelência em atendimento e menos custos. A redução de casos complexos e onerosos atendidos pela nossa rede credenciada leva à redução da sinistralidade. A alta sinistralidade diminui o retorno para toda a cadeia produtiva da nossa cooperativa. Nesse sentido, é uma questão matemática: os recursos que entram na Singular precisam ser maiores do que as despesas com procedimentos. Com menor sinistralidade, todos ganham.
Como os dois serviços se complementam para oferecer um cuidado integral ao beneficiário?
São dois exemplos claros do nosso propósito de acolher os pacientes e oferecer a eles a melhor prevenção e atenção primária. O Espaço Viver Bem concentra todos os programas de Medicina Preventiva da cooperativa, desde a gestação até o público 60+. Ali, os beneficiários identificam o nosso real propósito de cuidar, pois estimulamos a manutenção da saúde e da qualidade de vida, antes mesmo de precisarmos tratar qualquer doença.
Já a Clínica Unimed Cascavel é a porta de entrada do nosso paciente que precisa de intervenção, tanto pela nossa equipe médica quanto por outros profissionais da área da saúde. É onde recebemos, triamos, avaliamos o histórico, coletamos exames laboratoriais, oferecemos consultas, centro de infusão e a nossa Rede de Cuidados Especiais, que é pioneira no sul do Brasil no acolhimento a pacientes em cuidados paliativos.
Após passar pela clínica, que é essa “porta de entrada”, o paciente pode ser encaminhado para a rede de médicos cooperados da nossa Singular, composta por mais de 600 especialistas. Isso significa que o EVB e a clínica atuam com beneficiários em todas as fases da vida e da prevenção ao tratamento/encaminhamento para a rede especializada. É o nosso conceito de integralidade.
A Clínica Unimed Cascavel adota o modelo de Atenção Personalizada em Saúde. Como essa abordagem se traduz na prática diária e quais os principais benefícios percebidos pelos beneficiários em comparação a modelos de atendimento mais tradicionais?
Essa interpretação de APS, em que substituímos a palavra “primária” por “personalizada”, reflete um nível muito mais profundo de humanização e cuidado, que é exatamente o que o nosso serviço oferece na prática. A atenção personalizada fica evidente no acolhimento de cada paciente na Clínica Unimed Cascavel. Já no primeiro contato com esse serviço, o paciente é recebido pela nossa equipe e, por meio de uma anamnese detalhada, identificamos o histórico familiar de saúde do indivíduo, percebendo potenciais pontos de atenção para a promoção do bem-estar e da vida de qualidade. A partir dessas informações, configuramos um atendimento personalizado para conduzir toda a jornada de cuidado que ofereceremos, tanto dentro da clínica quanto com os médicos cooperados.
O Espaço Viver Bem foca a medicina preventiva e programas multiprofissionais. Como a Unimed Cascavel avalia o impacto desses programas na saúde e qualidade de vida dos beneficiários?
Temos um Núcleo de Informações Estratégicas que coleta e parametriza os dados, o que nos ajuda a comparar cenários. Eu cito o exemplo do nosso investimento em terapias, incluindo Transtorno do Espectro Autista, ponto que tem gerado altos custos para todo o sistema de saúde: em 2024, os serviços próprios que oferecemos geraram uma economia de R$ 1,7 milhão. Essa avaliação de dados concretos nos dá a real noção do impacto, permitindo uma administração de custos muito mais eficiente.
Quais são os principais diferenciais da rede de serviços próprios da Unimed Cascavel em relação a outros serviços na região?
Muitos dos nossos serviços próprios são pioneiros, a exemplo da Rede de Cuidados Continuados, mas todos são referências para a região, a exemplo do programa Abraçar, que recebe crianças com diagnóstico confirmado de autismo. Os diferenciais incluem estrutura e equipe de excelência, métodos mais inovadores e atuais, uso de tecnologia aliada à humanização do serviço. Esses diferenciais têm nos rendido selos de qualidade e certificados de excelência, a exemplo da Certificação Plena em APS em Nível I, tornando a Unimed Cascavel a primeira operadora do Paraná a conquistar o nível máximo em Atenção Primária à Saúde concedido pela ANS.
Existem inovações ou tecnologias sendo implementadas para aprimorar ainda mais o atendimento na Clínica e no Espaço Viver Bem?
O atendimento já conta com recursos de alta tecnologia e inovação que permitem, por exemplo, os pais acessarem um aplicativo para participarem da evolução do desenvolvimento da criança autista. Mas também estão no radar do nosso Núcleo de Projetos outros processos automatizados e de inovação para outras áreas da clínica e do EVB. Alguns já estão em desenvolvimento.
Como a Unimed Cascavel mede a satisfação dos beneficiários com os serviços oferecidos na Clínica Unimed Cascavel e no Espaço Viver Bem?
A mensuração é feita por meio de pesquisas de satisfação que, a exemplo da mais recente realizada pela Clínica Unimed Cascavel, atingiu o patamar de 95,7%. Além disso, os pacientes também podem responder uma pergunta enviada ao fim de cada a atendimento.
Quais foram ou têm sido os principais desafios na implantação e gestão dessa rede de serviços próprios, considerando aspectos como corpo clínico, equipe multiprofissional, infraestrutura e sustentabilidade financeira?
Após a implantação dos serviços e a conquista desse padrão de qualidade que atingimos, o maior desafio que consideramos é seguir no caminho da excelência e inovação, estando antenados ao mundo que se renova, à qualificação profissional e à melhoria constante de tudo o que oferecemos a todos os nossos públicos.
Olhando para o futuro, quais são os planos da Unimed Cascavel para a expansão ou desenvolvimento da sua rede de serviços próprios? Há previsão de ampliar unidades, criar novos espaços ou incorporar outros tipos de serviços para continuar aprimorando o cuidado oferecido aos beneficiários?
Desde a fundação, em 1989, a Unimed Cascavel segue um caminho constante de crescimento. Atualmente, temos duas unidades da Clínica, uma em Cascavel e outra em Cafelândia, além do Espaço Viver Bem. Neste momento, seguimos em negociação para a incorporação do Hospital Policlínica Cascavel, sendo que o processo de aquisição está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Esses investimentos e todas as ações adotadas pela Singular seguem sempre o propósito de cuidar das pessoas e valorizar o trabalho médico, com inovação e sustentabilidade.