Acreditação ONA: Reconhecimento pelo bom trabalho em Foz do Iguaçu

Hospital Unimed Foz do Iguaçu recebeu a acreditação ONA Nível 1, que avalia a segurança e a qualidade da assistência

O aprimoramento da qualidade na prestação de serviços e a qualificação dos colaboradores da Unimed Foz do Iguaçu receberam seu devido reconhecimento. No final de 2020, o Hospital Unimed Foz recebeu a acreditação ONA Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

Cristiane Uyeno, Gerente Administrativa do Hospital

Com foco na segurança do paciente, o hospital passou por uma avaliação detalhada de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada, e de uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. A análise buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio, tendo um resultado de 98,2% de conformidades.

A gerente Administrativa do Hospital, Cristiane Uyeno, destaca que a certificação de uma organização de saúde, por meio da acreditação, é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões.

Leia também: Esperança em dias melhores é o tema da nova campanha da Unimed Curitiba

“A Acreditação vem com objetivo de fortalecer a visão do Hospital Unimed Foz em ser referência na baixa e média complexidade, com qualidade técnica e segurança na atenção à saúde para melhorar a vida das pessoas”, complementa.

Para alcançar esse patamar, a Singular apresentou o processo de acreditação hospitalar para 100% dos colaboradores e terceiros. Segundo Cristiane, o envolvimento das equipes de trabalho é fundamental nesse cenário, pois gera o crescimento e o fortalecimento do propósito. Com isso em mente, a cooperativa já mira o Nível 2 de Acreditação.

“Realizamos reuniões semanais para discutir e alinhar fluxos para melhoria dos processos para o Nível 2. Desde então, promovemos a cultura de segurança, que somente é possível com a dedicação de todos os envolvidos na assistência, de forma direta ou indiretamente”, conta a gerente.

Flavia Ceretta, Gerente Administrativa e Jurídica da Unimed Foz do Iguaçu

Governança

Outra vitória em 2020 foi a conquista, pela cooperativa e também pelo hospital, da categoria Prata no Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, concedido pela Unimed Brasil. A certificação é um reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pela Unimed Foz, e que fortalecem os princípios do cooperativismo, a integração e a perenidade do Sistema Unimed. Essa foi a primeira vez que a Singular e o hospital participaram do processo de certificação.

Leia também: Afinal, o que é Compliance?

“O selo é um marco na nossa história e é fruto de um trabalho profissional e responsável de toda a Diretoria Executiva. Por meio desses dois selos Prata, fortalecemos o propósito da cooperativa, que é manter a operadora líder do mercado na nossa região e apresentar nosso hospital próprio como referência na baixa e média complexidade, com qualidade técnica e segurança na atenção à saúde para melhorar a vida das pessoas”, explica Flavia Ceretta, gerente Administrativa e Jurídica da Unimed Foz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *