Buscando proporcionar qualidade e atendimento humanizado nos tratamentos hemodialíticos para pacientes com doenças renais crônicas, a Unimed Londrina inaugurou, recentemente, o Centro de Cuidados Unimed – Nefrologia, oferecendo assim o que há de mais moderno no cuidado integrado.
Com uma área de cerca de 2.500 m² e equipamentos de alta tecnologia importados da Alemanha, o serviço oferece tratamentos de hemodiálise, hemodiafiltração, diálise peritoneal, diálise em trânsito e acompanhamentos de transplante renal. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, equipe administrativa, nutricionista, psicóloga e assistente social.
“Garantimos um atendimento especializado e humanizado aos pacientes por meio do investimento em infraestrutura, equipe técnica qualificada e exaustivamente treinada, corpo médico especialista em Nefrologia, além do cuidado integralizado do paciente por meio de uma equipe multidisciplinar”, detalha Mike Darlan Mulero, gerente de Assistência Multiprofissional da cooperativa.
Leia mais: Unimed Londrina promove ações de cuidado com saúde mental dos colaboradores
Com uma estrutura de ponta, o serviço conta com equipamentos da mais alta tecnologia e os melhores dialisadores. São 20 pontos de diálise, além de dois aparelhos reservas. Mulero destaca que esses são os equipamentos de diálise mais modernos do mercado.
O gerente explica que as máquinas têm o sistema de hemodiafiltração, que é o tipo mais avançado de hemodiálise que existe atualmente e que só pode ser feito com indicação médica e por equipamentos específicos.
“Todos os materiais utilizados são descartáveis. Na rotina normal, o paciente reutiliza o seu filtro 20 vezes. Na Unimed, será usado um filtro para cada sessão, sendo mais seguro para o paciente e resultando em uma diálise de melhor qualidade”, ressalta.
Um dos diferenciais do serviço é o cuidado com a água utilizada nos tratamentos. Com um sistema de última geração, a água passa por dupla filtragem, que retira todas as endotoxinas, impurezas, metais pesados e cloro, garantindo que a água fique ultrapura.
“Depois dessa dupla filtragem, a água é enviada para a máquina de hemodiálise e passa por mais dois sistemas de filtragem. Portanto, a água que chega até o paciente passa por quatro filtragens. Diariamente, antes de iniciar os atendimentos, a água é testada. Mensalmente uma empresa especializada faz uma limpeza no sistema de filtragem e envia amostras da água para análise em um laboratório externo”, conta.
A expectativa da Unimed Londrina é realizar cerca de 1.700 atendimentos por mês e perto de 20 mil atendimentos por ano. Para ter acesso aos serviços, os pacientes podem ser encaminhados pelo médico que os assiste ou entrar em contato diretamente com a Clínica.