Captar a atenção e interesse de adolescentes nem sempre é tarefa fácil. Dentro da escola, então, o desafio pode ser maior. Para vencer essa barreira e tornar o aprendizado mais prático e palpável, um professor do interior do Paraná coordenou um trabalho bem diferente, envolvendo a Sociedade dos Pioneiros de Rochdale para ensinar um pouco mais sobre o cooperativismo no mundo – e no Brasil.
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Fernando Henrique Rivelini, que atua como professor de Associativismo e Cooperativismo no Colégio Estadual Rui Barbosa de Jandaia do Sul, decidiu surpreender os alunos que cursam o Ensino Médio Técnico com foco no Agronegócio. Envolvendo, também, a disciplina de Língua Portuguesa, Fernando apresentou aos jovens a história dos Pioneiros de Rochdale. “Em uma primeira etapa, as duas turmas assistiram ao filme que conta a história do surgimento do cooperativismo, compartilhando uns com os outros as primeiras impressões acerca da história. Na sequência, eles foram instigados a pesquisar a sinopse do filme e a realidade das cooperativas atualmente”, conta.
Com tais informações e mais conhecimento sobre o cooperativismo, os alunos escreveram cartas endereçadas aos Pioneiros de Rochdale, relatando como a iniciativa deles, em 1844, transformou a vida de milhões de pessoas pelo mundo. “Como eles já estavam estudando alguns gêneros textuais diferentes na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Alessandra de Oliveira, foi realizada essa parceria entre as duas disciplinas para a produção das cartas. Nelas, eles puderem exercitar a imaginação ao relatar aos personagens retratados no filme sobre o cooperativismo como estava o mundo hoje, com a ideia difundida em diferentes setores da sociedade.”
Com as cartas prontas e em mãos, Fernando aproveitou uma parceria já antiga da instituição com o Sicredi e compartilhou os textos com a gerente de Cooperativismo Sicredi Valor Sustentável PR/SP, Patricia Goularte M. Sakamoto. “A ideia inicial era que nós, na escola, selecionássemos apenas as melhores cartas para que fossem lidas pelo Sicredi. No entanto, a gestora gostou tanto da ideia que quis ler todas as produções, sugerindo que a premiação das melhores cartas acontecesse pessoalmente, na sede da cooperativa, com a participação do presidente”, relata o professor.
Assim, a turma foi convidada para realizar uma visita técnica à sede da cooperativa, conhecendo na prática as teorias vistas em sala de aula, observando, a fundo, o funcionamento do cooperativismo. Neste momento, foram escolhidas as 3 melhores cartas de cada uma das turmas, premiadas com um kit de presente do Sicredi. “Possibilitar essa visita e esse aprofundamento no cooperativismo foi uma forma de mostrar aos alunos outros caminhos que podem ser trilhados dentro do agro e, também, de outras profissões. Depois que me tornei professor dessa disciplina e conheci mais sobre o modelo de negócio, digo que me apaixonei pelo cooperativismo. Hoje, se eu tivesse a idade desses meus alunos, com certeza investiria nessa jornada.”
Por fim, conforme Fernando, o projeto foi tão bem aceito pelos alunos, que a ideia é aplicar novamente, caso exista a possibilidade.