Atenção Personalizada à Saúde transforma vidas em Norte Pioneiro

Norte Pioneiro
(Foto: Divulgação/Unimed Norte Pioneiro)

Na busca por oferecer um cuidado de alta qualidade, a Unimed Norte Pioneiro tem investido fortemente na abordagem centrada no beneficiário, visando à continuidade e à coordenação dos cuidados por meio da Atenção Personalizada à Saúde (APS).

A médica da Família e Comunidade, Maria Carolina Magalhães Serra, destaca que o atendimento personalizado realizado por médicos especialistas com base na metodologia da medicina centrada na pessoa, aliado ao suporte da equipe de enfermagem, tem um grande impacto na experiência do paciente.

Norte Pioneiro Maria Carolina Magalhães Serra, médica da Família e Comunidade
Maria Carolina Magalhães Serra, médica da Família e Comunidade (Foto: Divulgação/Unimed Norte Pioneiro)

“Seja por meio da livre demanda trazida pelos usuários ou das agendas programadas, cada encontro é uma oportunidade para abordar estratégias preventivas, orientar acerca de hábitos saudáveis, reavaliar potenciais riscos à saúde e revisar a adesão terapêutica. As condutas necessárias são compartilhadas com os beneficiários, que traçam um plano terapêutico em conjunto”, explica.

Um dos principais focos da cooperativa é investir na continuidade do cuidado, especialmente, em casos crônicos ou tratamentos de longo prazo. Para isso, a Unimed entra em contato com os beneficiários elegíveis, convidando-os a conhecer o serviço. Os resultados e melhorias na qualidade de vida têm sido notáveis.

Leia também: Unimed Norte Pioneiro planta 500 mudas de árvores

“No cuidado aos portadores de condições crônicas, já pudemos observar restabelecimento da saúde e da qualidade de vida após o acompanhamento personalizado. Situações como efeitos prejudiciais da interação medicamentosa e/ou efeitos adversos de medicamentos inadequados trazem resultados mais rápidos de serem observados quando corrigidas as situações. Também conseguimos realizar diagnóstico precoce com exames de rastreio adequados solicitados conforme a faixa etária e fatores de risco”, revela.

Para garantir um atendimento eficaz, a Unimed implementou uma agenda programada para beneficiários com condições crônicas e realiza busca ativa dos faltosos, garantindo cuidados consistentes e contínuos.

Como parte da proposta de aprimoramento contínuo, a Singular continua em busca de iniciativas e ajustes que permitam resultados ainda melhores com a abordagem. Um exemplo é a parceria com o Hospital Albert Einstein, que oferece teleinterconsultas em neurologia infantil. A parceria tem auxiliado no diagnóstico e na condução terapêutica de beneficiários portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“Foi possível unir condutas de ponta com a interlocução compartilhada do cuidado junto aos beneficiários e suas famílias. Esse olhar mais amplo, individualizado e integrativo tem acrescentado muito. Com a ampliação do olhar para os familiares e a utilização de ferramentas próprias da especialidade de médicos de família, acreditamos que poderemos fazer a diferença nessas situações”, declara.

Para a médica, investir em um modelo de assistência voltado a condições crônicas é o caminho para uma saúde sustentável e confortável aos beneficiários, que passam a ter uma equipe de saúde que os apoia e permanece vigilante para os cuidados necessários.

SHARE