Atendimento domiciliar: inovação nos cuidados de saúde

Com seu programa de atendimento domiciliar, a Unimed Paranavaí investe em modelo de saúde transformador, que coloca paciente, família e fatores sociais no centro do cuidado

Saúde com foco no cliente e com base no valor é tendência no cenário internacional quando se trata da área de Saúde Suplementar. E a Unimed Paranavaí mostra que está alinhada com esse direcionamento. Desde 2007, a cooperativa conta com o Programa de Atenção Domiciliar, no qual o paciente e sua família participam das decisões sobre o plano terapêutico.

Atualmente, a Unimed de Paranavaí atende, em média, 90 pacientes por mês, sendo eles 12 clientes em internamento e 80 em atendimento domiciliar. Uma equipe multidisciplinar formada por gestores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde é responsável por definir o Plano Terapêutico em Atenção Domiciliar (PAD) de cada pessoa, avaliando caso a caso.

Maikel Luís Rojas, Gestor de Atenção à Saúde da Singular

“Sem dúvida a satisfação do cliente é o maior diferencial do Programa, no momento de fragilidade em que ele precisa de atenção, ser atendido por uma equipe multidisciplinar que, para definir plano terapêutico, leva em consideração fatores familiares e contexto social do indivíduo”, enfatiza Maikel Luís Rojas, gestor de Atenção à Saúde da Singular.

Rojas explica que o plano de atendimento domiciliar é composto por visitas semanais, quinzenais e mensais de toda equipe de apoio. Ainda há visitas para treinamento do cuidador do paciente de acordo com a realidade na qual ele se encontra, sendo atividades focadas em higiene e banho, alimentação e dietas, prevenção de quedas, escaras etc.

Também são ofertados medicações, curativos e demais cuidados com objetivo de minimizar e prevenir maiores agravos à saúde do indivíduo. O atendimento é oferecido 24 horas por dia, dependendo do que foi estabelecido no PAD.

Leia também: Conheça a Diretoria de Mercado e Comunicação e seus desafios

“Esse plano não é engessado, pelo contrário, sempre que ocorre mudança na clínica do cliente, o plano é readaptado à realidade do paciente, o foco em AD é o cliente”, ressalta Rojas.

Todos os profissionais da equipe passam por treinamentos sobre protocolos de atendimentos de atenção domiciliar no intuito de melhorar a visão holística do paciente, ou seja, tudo que possa interferir no processo saúde/doença. Para o gestor de Atenção à Saúde, o maior desafio da cooperativa é minimizar a visão hospitalocêntrica dos profissionais de saúde que atendem em AD.

Sob a ótica da cooperativa, ele destaca que o Programa desempenha um papel importante no que tange à questão de sustentabilidade, fechando e aparando arestas que irão subsidiar as operadoras de saúde com mecanismos e ferramentas de gestão em todas as áreas, trazendo resultados significativos.

Leia também: Recursos fisioterápicos podem influenciar a qualidade de vida dos autistas

“Por esse motivo deve ser levada em consideração a ampliação e o desenvolvimento constante da área, que vêm interferindo de maneira assertiva nos modelos assistenciais até então praticados, gerando maior vantagem competitiva em saúde para a cooperativa e valor ao cliente”, explica Rojas.

Em Paranavaí, todos os clientes da Singular têm acesso ao Programa, e a elegibilidade é definida de acordo com o perfil epidemiológico, morbidades existentes, riscos de doenças, grau de dependência e grau de complexidade do indivíduo.

Perfil da Unimed Paranavaí

• Cooperados: 174

• Beneficiários: 23.499

• Colaboradores: 229

• Área de atuação: Cidades do Noroeste do Paraná: Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Nova Londrina, Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Terra Rica , Guaíraça, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuã, São João do Caiuã, Inajá , Jardim Olinda, Paranapoemia, Paranacity, Cruzeiro do Sul, Alto Paraná, São Carlos do Ivaí, Tamboara, Paraíso do Norte, Nova Aliança do Ivaí, Mirador, Amaporã, Planaltina do Paraná, Loanda, Santa Mônica, Santa Izabel do Ivaí, Santa Cruz do Monte Castelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *