Efeitos colaterais e emocionais são muito comuns durante o tratamento contra o câncer. Um dos mais desafiadores é a queda de cabelos, que afeta a autoimagem e a autoestima dos pacientes, tornando a quimioterapia ainda mais difícil. Mas na Clínica ANIMO, da Unimed Guarapuava, os beneficiários contam com um poderoso recurso.
“A touca de resfriamento é utilizada de acordo com o protocolo, sem a cobrança para o beneficiário, e tem feito a diferença na vida de pacientes. Ajuda a manter o cabelo e a autoestima de quem está debilitado, necessitando de acalento em momentos como o tratamento contra o câncer”, explica Juliana Chagas Curi, enfermeira responsável técnica da Clínica ANIMO.
Leia também: Alta nos casos respiratórios mudaram o atendimento
Essa é apenas uma das iniciativas que a Singular adotou para tornar o atendimento mais humanizado na Clínica, que este ano completa nove anos de funcionamento e tornou-se referência na região Centro-Sul paranaense.
O lema da ANIMO é que cada paciente é único. A farmacêutica responsável técnica pelo local, Rosemeire Shima, explica que a equipe médica é preparada, e realiza um acolhimento respeitoso, somando a isso uma estrutura física de qualidade.
O acolhimento tem início na recepção, onde os pacientes são recebidos por atendentes e encaminhados para o Oncologista Clínico, onde é avaliado e, de acordo com os protocolos, direcionado para o melhor tratamento.
Após a avaliação, o paciente é encaminhado para a infusão do medicamento e ainda recebe orientações sobre o tratamento, que é realizado pelos farmacêuticos da equipe de enfermagem.
A Clínica presta assistência em algumas áreas especificas, como Oncologia, Hematologia, Reumatologia, e atende, em média, 260 pacientes por mês. O espaço também é preparado e a equipe treinada para situações de urgência e emergência. E mesmo suprindo a demanda da região, a Clínica tem capacidade para ampliar os horários para infusões e otimizar o atendimento.
“Antes o nosso beneficiário tinha que se deslocar para grandes centros para poder realizar o tratamento oncológico, e hoje ele realiza a terapia na sua cidade, sem ter que enfrentar uma viagem desgastante e longa. E quando são atendidos na ANIMO, podem retornar para o conforto do seu lar, alcançando uma recuperação tranquila”, ressalta Rosemeire.