Colaborador da Unimed Porto Alegre reconstrói sua vida após as enchentes no Rio Grande do Sul

enchentes no Rio Grande do Sul
(Foto: Ilustrativa/Unimed Londrina)

O assistente de Atendimento na Unimed Porto Alegre, William Marco, enfrentou momentos difíceis devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Assim como muitos outros colaboradores, ele viu-se em uma situação de vulnerabilidade, mas encontrou apoio por meio da campanha “Abrace uma Família”, promovida pela Unimed Paraná, em parceria com o Instituto Unimed Rio Grande do Sul e com a Unimed Rio Grande do Sul.

A família do colaborador, assim como outras nove, foi adotada pela Unimed Londrina, que ofereceu crédito para a compra de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção. A cooperativa negociou diretamente com os beneficiados, orientando-os a procurar uma rede de varejo local, contribuindo também para a economia da região.

A jornada do colaborador

Marco, que atua como técnico de enfermagem da Unimed Vale dos Sinos, e trabalha na cooperativa há 12 anos, compartilhou sua história de lutas e vitórias. Morador de uma área também atingida pelas enchentes, ele se viu desamparado em meio ao caos, tentando proteger sua família e seus bens enquanto a água subia rapidamente.

Foi um choque. Em um primeiro momento ficamos desorientados e, com o passar dos dias, a situação foi se desenhando cada vez mais desanimadora. A enchente chegou e ficou. Tínhamos esperança de que a água chegaria até a altura dos joelhos no máximo, ou que, na pior das hipóteses, a enchente viria e iria embora. Acabou que a água passou do nível do telhado e ficou quase 30 dias estacionada nessa altura”, conta.

Leia mais: A ligação que mudou a vida de Elsa, vítima das enchentes no RS

Além disso, enfrentou desafios ainda maiores devido à situação de seus filhos. “Aqui somos quatro pessoas, e meus dois filhos são autistas: Helena, de dois anos, e Miguel, de 10. Eles foram os mais afetados, pois perderam a rotina e o conforto de seu ambiente”. Ele relata as dificuldades vividas, especialmente com Helena. “A Helena teve inúmeras crises de ‘meltdown’, que é quando o autista perde completamente o controle das suas emoções. Ela chegava a chorar por três, quatro horas seguidas, sem parar”.

O técnico de enfermagem encontrou apoio na solidariedade de colegas e da comunidade Unimed. “A ajuda que recebemos foi fundamental para conseguirmos aos poucos nos restabelecer. Graças a Deus, houve muita solidariedade nesse momento, e fomos muito ajudados por amigos, familiares que não foram atingidos, e pela Unimed, que foi o fator decisivo para que fosse possível voltar para casa”, defende.

Ele e sua família estão agora focados em reconstruir o que perderam. “Ainda precisamos reformar muita coisa em casa. Mas, com o auxílio que recebemos da Unimed, os primeiros passos já foram possíveis, e agora, aos poucos, vamos tentar nos restabelecer”, explica.

Marco aproveita para expressar sua gratidão à Unimed Londrina. “Aproveito o espaço para agradecer novamente, em nome de toda nossa família, pela ajuda extraordinária prestada pela Unimed Londrina. Sendo colaborador de outra Unimed e de outro estado, gera muito orgulho saber que o Sistema Unimed como um todo é tão sólido e se preocupa tanto com a sua grande rede de colaboradores”, finaliza.

A história de William Marco, assim como muitas outras, é um testemunho inspirador da resiliência humana e da força transformadora do cooperativismo. Ambos perderam muito, mas encontraram na solidariedade e no apoio mútuo a força para seguir em frente.

O Instituto Rio Grande do Sul segue engajado na assistência às pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul Se você deseja ajudar, pode contribuir com qualquer valor em dinheiro via PIX. Para mais informações e para realizar sua contribuição, visite o site do Instituto.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Unimed Londrina

Confira outros depoimentos recebidos!

# A ligação que mudou a vida de Elsa, vítima das enchentes no RS

# Famílias gaúchas recebem apoio do Instituto Unimed Curitiba

# Família abraçada por campanha envia carta para Unimed Paranaguá

SHARE