Como fazer boas compras na Black Friday?

black friday
(Foto: Ilustração/Uniprime)

Hoje em dia, quando falamos em Black Friday, devemos ter em mente que temos de estar prontos para uma verdadeira maratona, seja física ou virtual, já que o volume de promoções e informações que recebemos on-line cresce a cada dia. Seremos, então, bombardeados por publicidade e ofertas de toda e qualquer natureza.

Leia também: Planejamento financeiro para a universidade

Realmente, existem grandes oportunidades de comprar produtos ou serviços por preços bastante atrativos. Por isso mesmo, vale a pena se atentar a algumas dicas para que as compras não se tornem uma grande dor de cabeça. Proponho relembrarmos umas regrinhas antes de iniciar as compras, para não desequilibrarmos nosso planejamento anual!

Foco no produto

Não é porque algo está em promoção que devemos comprar. Parece óbvio, mas é mais difícil do que parece, visto que todo o layout utilizado pelos vendedores em lojas e anúncios tem o propósito de nos levar à compra por impulso. Ter em mente os produtos específicos que estamos buscando nesse momento faz a diferença. Não devemos nos distrair com as ofertas, pois são tantas tentações que, para não sucumbir, é necessário manter o foco.

Atente-se para o histórico de preços

Quem nunca ouviu falar no famoso jogo de números, “subo 50% para dar 60% de desconto e você acreditar que está tendo uma super vantagem”? Essa forma de “promoção” nada honesta gera uma falsa sensação de benefício. Independente do desconto ou do preço anunciado, pesquise em diferentes locais se realmente o preço do produto desejado está compensando nas condições apresentadas. A Internet pode ajudar muito nestas pesquisas, de preferência pesquise e anote o valor com um mês de antecedência.

Cuidado com lojas e sites fakes

Se fala muito no cenário nacional em Fake News, mas o que mais acontece nessa época são as Fake Stores, ou seja, lojas virtuais falsas, onde criminosos utilizam-se de links falsos, muitas vezes com o layout da loja verdadeira, para te fazer acreditar ser um bom negócio.

Na verdade, o produto nunca é entregue, e o usuário ainda tem seus dados roubados e utilizados indevidamente para outros golpes. Certifique-se que o link que chegou até você é da loja verdadeira, entre no site convencionalmente e pelo link para comprovar se aquela oferta existe. Acima de tudo se lembre que “quando o milagre é demais, até o santo desconfia”.

Tenha em mente seu orçamento familiar

Vá às compras já com o valor máximo que você pode gastar em mente e lembre-se sempre de conversar com todas as pessoas impactadas por suas decisões financeiras sobre as compras. Isso é importante para entender se realmente a compra fará sentido para a família e atenderá a expectativa de todos. Por vezes, o desejo de compra de um bem pode gerar frustrações em outros membros da casa.

Comprar é ótimo, mas manter o equilíbrio de suas finanças por toda sua vida vai te fazer muito melhor, acredite! Saúde financeira reflete em todas as áreas de sua vida, inclusive em sua saúde física e mental!

Fonte: Uniprime

SHARE