Como lidar com o luto após a perda de um animal

Nesta Conversa Ampla, a psicóloga Bianca Gresele explica a importância dos vínculos criados com os pets e como lidar após a perda de um animal

Você já perdeu algum pet? Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.

Como lidar com o sofrimento após a perda de um animal de estimação

O Brasil é o terceiro país do mundo em número de animais de estimação. São cerca de 150 milhões de pets. Para muitas pessoas, os bichos servem também de companhia. Porém, por causas naturais ou doenças, eles morrem. Isso pode ocasionar dor, sofrimento e luto. É necessário saber lidar de forma saudável com esses sentimentos.

Nesta Conversa Ampla, a psicóloga Bianca Gresele explica a importância dos vínculos criados com os animais de estimação. Ela destaca a importância de não desmerecer a dor daqueles que perdem seus bichos, acolhendo-os em seu enlutamento.

Dicas para auxiliar pessoas que passam pelo luto após a perda de um animal de estimação

  • Acolha a pessoa que está em luto;
  • Valide os sentimentos que ela apresenta;
  • Dê espaço para que ela possa falar sobre o que está sentindo;
  • Evite palavras como enfrentar, desafio, superar. Cada um tem um tempo e jeito próprios para lidar com a dor.

Saiba mais:

Conversa Ampla: como cuidar da saúde para envelhecer bem

Saúde mental: os sinais de que algo não vai bem e como lidar com isso

SHARE