Como o Hospital São Marcelino Champagnat implementou dashboards para melhorar segurança do paciente

Conheça 3º lugar da edição de 2024 do Prêmio de Boas Práticas do Segurança em Alta

O Hospital São Marcelino Champagnat conquistou o terceiro lugar na edição de 2024 do Prêmio Segurança em Alta de Boas Práticas, uma premiação promovida pelo Programa Segurança em Alta da Unimed Paraná, com foco na melhoria da segurança no atendimento aos pacientes do Sistema Unimed Paranaense.

Parte da rede credenciada da Unimed Curitiba, a instituição implementou um sistema para coleta e análise de dados sobre eventos adversos – incidentes que resultam em danos não intencionais, não relacionados à evolução natural da doença do paciente.

Conheça os demais cases ganhadores clicando aqui. 

Neste episódio do Podmed, a jornalista Natalie Vanz Bettoni entrevista Luciane Zanettigerente de Gestão da Qualidade e Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar Corporativa dos Hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru, em Curitiba.

Ela explica como dashboard desenvolvido pela equipe direcionou ações de melhoria, com ações concretas promovendo a mudança da cultura institucional, e dá dicas para equipes que buscam resultados semelhantes.

Confira a conversa no YouTube ou no Spotify.

Como o Hospital São Marcelino Champagnat implementou a gestão de eventos adversos com o Power BI 

O Hospital São Marcelino Champagnat implementou um sistema para coleta e análise de dados sobre eventos adversos – incidentes que resultam em danos não intencionais, não relacionados à evolução natural da doença do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a identificação de eventos evitáveis é fundamental para melhorar a segurança do paciente, sendo necessário analisar os dados para gerar transformações.

A equipe desenvolveu um dashboard no Power BI, com o apoio dos analistas de Tecnologia e Informação, para facilitar a visualização de dados por setor, tipo e subtipo de incidente, permitindo o desenvolvimento de planos de ação embasados. O dashboard foi testado e implementado em outubro de 2023, com suas principais funcionalidades incluindo a visualização de notificações por setor e tipo de incidente, o suporte para ações corretivas imediatas e preventivas e o acompanhamento de indicadores e revisão de fluxos e documentos.

O uso do dashboard direcionou ações de melhoria, com tratativas a incidentes mais prevalentes do setor com o objetivo de prevenção, além do acompanhamento de indicadores, revisão de fluxos e documentos e a elaboração de Grupos de Trabalhos focados nas principais não conformidades – GT Materiais, GT Terapia Medicamentosa, GT Dispositivos, GT de Pele — resultando em redução de custos adicionais e aumento da eficiência.

Como o Hospital São Vicente reduziu em 70% as infecções na UTI: veja ganhador do Prêmio Segurança em Alta