Veja abaixo uma lista com 18 opções para escolher o filme ou o documentário que mais agrada no gênero de saúde e medicina
Os filmes e documentários que envolvem temas como saúde e medicina têm grandes fãs e agradam não somente os estudantes e profissionais da área, mas o público em geral. Drama, esperança de cura, pesquisa científica e até mesmo romance fazem parte da construção do enredo de um longa ou curta-metragem do gênero.
Para ajudar você a escolher a produção que mais agrada, separamos algumas opções disponibilizadas em catálogos de plataformas de streamings:
Veja abaixo 9 opções de documentários sobre saúde:
Take your pills
Este documentário de 2018 vivencia os aspectos positivos e negativos de vários usuários de medicamentos controlados (como Adderall, Ritalin e Vyvanse). Mas não apenas sob a perspectiva desses usuários, a obra também aborda opiniões de especialistas no assunto. Enquanto assiste, o espectador também conhece os motivos que levaram essas pessoas a utilizarem as substâncias e a evolução do uso ao longo da trajetória de cada um.
Duração: 1h27min
Ano: 2018
The C Word
Narrado por Morgan Freeman, este documentário mostra os esforços e estudos do neurologista David Servan-Schreiber, que descobre um tumor no próprio cérebro, e inicia uma busca para desvendar uma forma de contribuir para o tratamento de pacientes com câncer, inclusive o dele. Durante a obra, David exibe falhas na abordagem da medicina em tentar apenas conter os tumores e não fortalecer o organismo do paciente. O nome do documentário “The C Word” ou, na tradução livre, “A palavra C”, se dá pelo medo que as pessoas têm da doença, até mesmo de pronunciar o seu nome.
Duração: 1h29min
Ano: 2016
My Beautiful Broken Brain
A história deste documentário revela as frustrações e êxitos de uma mulher que, aos 34 anos, sofre um derrame hemorrágico e perde a fala. Lotje Sodderland é a personagem principal dessa produção e, durante a sua recuperação – reaprendendo a falar, ler e escrever –, conduz a filmagem por uma nova perspectiva de mundo, o seu novo mundo.
Duração: 1h26min
Ano: 2014
Extremis
Não à toa, este documentário foi indicado ao Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2017: Extremis conta como é a vida de médicos e pacientes que, ao se depararem com o diagnóstico de uma doença terminal, precisam tomar decisões importantes, como seguir ou não com a vida e o tratamento desses pacientes. Os fragmentos dessa produção trazem um breve relato, mas uma importante reflexão sobre o assunto.
Duração: 24 minutos
Ano: 2016
Operação Enganosa
Vivemos diversas mudanças tecnológicas dentro da medicina que, inúmeras vezes, salvou vidas ou prolongou dias para pacientes que sofriam com alguma doença. No entanto, pouco se mostra sobre casos em que a tecnologia foi utilizada de forma errada na medicina, inclusive vitimando pessoas. Este documentário de 2018 conta as histórias dessas vítimas e mostra como empresas – responsáveis por práticas irresponsáveis – saem impunes frente às brechas legais.
Duração: 1h40min
Ano: 2018
Fogo nas veias
Fogo nas veias é um documentário que conta a história de Dylan Mohan, que luta contra indústrias farmacêuticas, devido aos altos preços impostos, para que remédios que combatem o HIV sejam mais acessíveis aos pacientes durante uma crise de AIDS na África.
Duração: 1h27min
Ano: 2012
Bending the Arc
Assim como em Fogo nas Veias, Bending The Arc conta a história inspiradora de pessoas que se preocupam com o bem-estar de pessoas que sofrem por doenças avassaladoras. Neste documentário, por exemplo, três jovens estudantes se dedicam à inovação da saúde global no atendimento e tratamento de pessoas diagnosticadas com doenças como AIDS, tuberculose, SARS e Ebola nas áreas rurais do Haiti, Peru e Ruanda.
Duração: 1h42min
Ano: 2017
Babies ou Bebês em foco
Esta série documental – inovadora e fofa – coloca em cena 15 famílias ao redor do mundo com seus bebês durante o seu primeiro ano de vida. Mas não só isso. Ela é inovadora porque explora todo o universo do bebê no cotidiano da família nos principais marcos do desenvolvimento e picos de crescimento da criança, desde o seu nascimento e todo o vínculo criado no ambiente familiar, a introdução alimentar, rotina do sono, os primeiros passos e as primeiras palavras – tudo isso com base também em entrevistas de especialistas.
Duração: 2 temporadas
Ano: 2020
A vida em mim
Indicado ao Oscar 2020, este documentário retrata a Síndrome da Resignação, não muito conhecida, mas que afeta centenas de crianças refugiadas na Suécia. Durante a obra, as incertezas e os traumas vividos por elas são relatados de maneira triste e trazendo o contexto vivido por cada uma dessas crianças.
Duração: 40min
Ano: 2019
Confira também: As 28 séries mais populares sobre medicina e saúde
Veja abaixo também uma lista de 9 filmes que abordam saúde e medicina:
Uma prova de amor
Anna Fitzgerald, de apenas 11 anos, processa os pais em busca de emancipação, após passar por diversos procedimentos para tentar salvar a irmã mais velha, que sofre há anos com uma leucemia. O filme é envolto de um tom dramático, mas emocionante, que debate temas importantes, como o tratamento da própria doença, mas também amor, livre arbítrio e família.
Duração: 1h49min
Ano: 2009
Como se fosse a primeira vez
Muito conhecido no ramo da comédia, o filme conta a história de Lucy, que após sofrer um acidente de carro com uma vaca, passa a vivenciar o mesmo dia por anos, pois sofre com uma perda de memória a curto prazo. Apesar de parecer uma história triste, o filme traça um tom romântico e cômico, já que Lucy se apaixona por Henry, que dedica seus dias a fazê-la se apaixonar por ele todos os dias, como se fosse a primeira vez.
Duração: 1h39min
Ano: 2004
O mínimo para viver
Neste filme de drama, a jovem Ellen – já sem perspectivas de ter uma vida novamente feliz e saudável -, lida com uma anorexia. Sua vida muda quando conhece um médico, nada ortodoxo, que a desafia e faz Ellen abraçar a vida e enfrentar a doença. A obra coloca a anorexia no debate, mas sem romantizar os sintomas relacionados aos transtornos alimentares.
Duração: 1h47min
Ano: 2017
Renascimento do parto
Neste filme documental, mães e profissionais de saúde – especialmente ambientadas no Brasil – falam sobre suas experiências obstétricas. A produção aborda o excessivo e alarmante número de cesarianas ou de partos com intervenções desnecessárias que traumatizaram essas mães.
Duração: 1h31min
Ano: 2013
Um homem entre gigantes
Baseado em uma história real e estrelado por Will Smith, o filme conta a história do médico patologista forense Dr. Bennet Omalu, que diagnosticou um grave trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Após estudos, ele percebe que pode ser uma encefalopatia traumática crônica – uma doença causada por concussões repetidas na cabeça resultando em um trauma cerebral. Agora, ele tem a difícil missão de conscientizar as pessoas sobre o problema descoberto.
Duração: 2h03min
Ano: 2015
Além da morte
Na tentativa de descobrirem o que acontece com uma pessoa após a morte, cinco estudantes de medicina começam um experimento com paradas cardíacas (feitas em si mesmo) para desvendaram o mistério do pós-morte. No entanto, diversos acontecimentos marcam suas vidas depois da experiência, fazendo com que mudem suas perspectivas sobre passado e futuro.
Duração: 1h48min
Ano: 2017
Radioactive
Este é um filme biográfico de Marie Curie, a chamada “mãe da radiação”, e que mostra como foi a jornada científica dela com o marido, Pierre. A história aborda o importante papel das mulheres na ciência e como a sua descoberta revolucionou e influenciou o que vivemos hoje na medicina, na guerra e na indústria.
Duração: 1h43min
Ano: 2019
100 metros
Em uma mistura de drama e comédia, 100 metros conta a história de Ramón, que é diagnosticado com esclerose múltipla – doença que afeta o Sistema Nervoso Central – e que começa a desafiar e a questionar suas limitações treinando para participar de uma prova de Ironman. O filme é baseado na história verdadeira do espanhol Ramón Arroyo.
Duração: 1h48min
Ano: 2016
Extraordinário
Este drama que pode ser assistido por toda a família conta a história do menino Auggie Pullman, que nasceu com uma deformidade no rosto e passou por mais de 20 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, Auggie finalmente começa a frequentar a escola e, com isso, precisa enfrentar diversos desafios em sua adaptação.
Duração: 1h53min
Ano: 2017
E você, gosta do gênero? Comente aqui seus documentários e filmes favoritos!
Fonte: Adoro Cinema, Sensacine e plataformas de streaming