Conheça a história de Luciana Lazzari, que com quase 30 anos de história na Unimed Cascavel, busca constantemente atualização

Uma trajetória percorrida na Unimed Cascavel que se confunde com a própria história profissional. Luciana Lazzari chegou em Cascavel, cidade do Oeste do Paraná, no início de 1994. Um ano depois, em março de 1995, começou sua carreira na cooperativa. Quase 30 anos depois, ela permanece na Singular e coleciona muitos aprendizados e oportunidades.

Aos 23 anos, iniciou seu percurso como recepcionista e colaborou com diversos setores e cargos na cooperativa. “Passei pelo atendimento, pela secretaria-executiva, pelo núcleo do cooperado, pelo núcleo de serviços credenciados e documentação. Tive contribuições, ainda, no marketing, na comunicação, na sustentabilidade e na área de Mercado. Hoje, eu percebo o quanto fui feliz em passar por quase todos os setores da cooperativa”, celebra Luciana, que atualmente é superintendente-geral da Unimed Cascavel.

Essas mudanças permitiram que ela sempre saísse da zona de conforto, o que combinava com sua personalidade. “Uma coisa que nunca teve nessa minha história com a Unimed foi rotina, então durante esse período precisei me renovar e aprender coisas novas”, determina. “Sempre encarei todo e qualquer desafio com a mesma preocupação, todos na mesma linha de prioridade. Eles eram, de fato, importantes para mim”, complementa.

Cada detalhe dessa trajetória levou Luciana Lazzari a buscar se especializar. Nesses anos, procurou aumentar cada vez mais sua capacidade de liderança e gestão de pessoas. Primeiro, ela se formou em Administração de Empresas, concluiu uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, um MBA em Gestão de Saúde e um mestrado em Administração. “Gosto de contar que minha história com a área de Administração começou ainda criança, pois em uma época incomum eu já brincava que eu era uma executiva”, relembra. Ela acredita que as pessoas nunca vão estar completamente prontas, por isso aconselha a constante atualização. “Tudo muda absurdamente rápido, eu pretendo me manter eternamente ativa, porque o amadurecimento vem da experiência”.

Luciana conta que soube aproveitar bem as oportunidades, não somente como a profissional atuante na cooperativa, mas com a sua própria família sendo uma extensão desse compartilhamento. “Era uma expansão do conhecimento para além da cooperativa. A Unimed foi um bom norte para mim, desde a educação dos meus filhos até dentro da universidade, durante as minhas aulas. Lembro de situações em que eu trabalhava os temas relacionados à Unimed com os meus filhos na infância”, recorda.

Quando relembra de toda a sua trajetória de 29 anos colaborando na Unimed Cascavel, a profissional fala sobre o local em que vivenciou grandes momentos da sua vida: foi mãe, foi professora no contraturno, auxiliou seu falecido esposo em seu escritório de contabilidade, buscou fortalecer sua espiritualidade em trabalhos voluntários e atuou em uma instituição religiosa. “Quando olho para trás, sinto profunda gratidão. Minha hierarquia é Deus, família e trabalho, e isso moldou meus valores e faz parte da minha essência”. Essa essência é definida pela líder como cuidado. Não à toa ela está há tanto tempo no Sistema Unimed, que também tem em sua essência o cuidado com as pessoas. “A minha vida é cuidar para que as pessoas sejam fortes e tenham propriedade para cuidar das suas vidas. Nem sempre cuidar é ser boazinha, mas fortalecer as pessoas para que elas se sintam prontas”, finaliza.

SHARE