Consórcio ou financiamento: qual escolher?

Na coluna desta semana, a Uniprime fala sobre os pontos positivos e negativos para você escolher o consórcio ou financiamento. Confira!

Quando queremos realizar um sonho, não medimos esforços para vê-lo realizado. Temos conversado ao longo de diversas matérias, sobre a importância de investir e planejar o futuro, definindo metas e estratégias para que nenhum sonho seu seja dissolvido e adiado por motivo de descontrole ou falta de disciplina.

Leia também: Pontos chave para uma vida financeira estável

Por vezes temos pressa em realizar nossos sonhos e em alguns casos existe a necessidade em realiza-los o quanto antes. Como por exemplo, quando há a necessidade de deslocamento mais rápido para o trabalho, e decidimos adquirir um veículo próprio. Existem meios para realizar esse sonho no agora, porém, isso pode custar um pouco mais caro. É por isso que precisamos fazer sempre a relação do custo e o benefício.

Podemos avaliar sobre estas duas opções, o Consorcio e o Financiamento, ambos são formas de antecipar seus planos. Mas como avaliar qual o melhor? Então aqui vão algumas ponderações para que você analise segundo sua condição e situação e veja qual a melhor opção para você!

Consórcio

Resumidamente falando uma Administradora autorizada pelo Banco Central é responsável por formar grupos e administra-lo. O grupo pode ser formado de pessoas físicas ou jurídicas que possuem o interesse de adquirir bens semelhantes, como casa, carro, etc.

Pontos Positivos: você não paga juros, em contraponto paga uma taxa de administração. Este tipo de produto pode ser bem utilizado por quem não consegue guardar dinheiro, pois é uma forma de forçar esta poupança. Participa de sorteios mensais para a contemplação, liberando assim o recurso todo para que você realize seu objetivo.

Pontos Negativos: você não pega o recurso assim que adquire o consórcio tendo que aguardar ser sorteado ou dar lance para contemplação. Em caso de antecipar parcelas você não possui desconto, sendo o mesmo valor a pagar.

Financiamento

Oferecido por Cooperativas, Bancos, Financeiras, devidamente autorizados pelo Banco Central, com condições pré-estabelecidas, parcelas e prazos.

Pontos Positivos: você de imediato realiza seu objetivo, pois o recurso é liberado prontamente. Ideal para quem precisa imediatamente do recurso para realizar seu objetivo. Em caso de liquidação antecipada você tem desconto sobre as parcelas.

Pontos Negativos: o juro que você paga sobre o valor liberado pode ser um pouco maior do que a taxa de administração de um consorcio por exemplo.

Ambos os produtos têm suas burocracias muito particulares, não sendo relevante esta diferença entre eles.

Seja qual for sua opção, poupar, financiar ou fazer um consórcio, lembre-se do seu planejamento financeiro e não de passos maiores que pode no momento. Vale frisar que nem tudo são restrições, pois a vida está aí para ser vivida e uma boa dose de bom senso faz toda diferença. Assumir parcelas sejam de qual produto for é uma grande responsabilidade, por isso faças as contas se isso cabe no seu orçamento ao longo do tempo. Planejando se chega mais longe!

Fonte: Uniprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *