Cooperativa busca investir na cultura de inovação

Unimed Apucarana foca diversas iniciativas que visam impulsionar cultura de inovação para melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde

cultura de inovação
(Foto: Divulgação/Unimed Apucarana)

A Unimed Apucarana tem se destacado por sua jornada inovadora, liderando a transformação do setor de saúde suplementar na região. A Singular iniciou suas ações voltadas à cultura de inovação em 2018, por meio da participação no Programa de Formação de Agentes de Inovação do ISAE/Sescoop.

Ricardo Xavier, gerente de Serviços em Saúde da Unimed Apucarana (Foto: Divulgação/Unimed Apucarana)

“Atualmente, participamos do Hub de Inovação da Cidade de Apucarana (CONECTA), contribuindo com as ações de inovação para Apucarana e Vale do Ivaí, além do Hub Senai Londrina de Inovação”, explica Ricardo Xavier, gerente de Serviços em Saúde.

O gerente destaca que investir na cultura de inovação vai muito além de apenas tecnologia. Ele comenta que a cooperativa tem um lema interno: “Inovação tem a ver com pessoas”. Segundo ele, essa visão reflete a motivação por trás do investimento em uma “cultura” de inovação na Unimed Apucarana.

“Questões, como envelhecimento populacional, aumento das doenças crônicas e degenerativas, novas tecnologias em saúde e o falido modelo de remuneração por produção, são desfavoráveis à sustentabilidade organizacional. As operadoras precisarão impulsionar a inovação nesse mercado, direcionar a cadeia produtiva para uma maior integração e compartilhamento de riscos entre todos os atores”, destaca Xavier.

Para promover e sustentar essa cultura de inovação, a cooperativa implementou estratégias, como a criação de um Comitê de Inovação, composto por colaboradores capacitados em inovação.

Gleysson Bettin, analista de Sistemas da Unimed Apucarana (Foto: Divulgação/Unimed Apucarana)

Gleysson Bettin, analista de Sistemas da Singular, comenta que, sob a nova Diretoria, implementaram-se melhorias administrativas para desburocratizar a gestão. Para promover e sustentar essa cultura, a Unimed Apucarana implementou estratégias, como a criação de um Comitê de Inovação, composto por colaboradores de todas as áreas, afastando a T.I. para desvincular a ideia de que inovação é exclusividade dessa área. O grupo atua como multiplicador, incentivando a inovação dentro de suas equipes.

“Realizamos a primeira edição do “Soluthon”, um evento em que equipes apresentaram soluções criativas para desafios propostos, revelando talentos e engajando todas as áreas da cooperativa. Implementamos também um quadro itinerante para que as equipes compartilhem suas inovações diárias, fortalecendo a colaboração e reforçando a ideia de que a inovação é um esforço coletivo”, observa.

Bettin explica que a motivação por trás do investimento em uma “cultura” de inovação na cooperativa está enraizada na compreensão de que a inovação é sobre pessoas e que inovar é crucial para impulsionar o crescimento e assegurar a sustentabilidade em um mercado de saúde dinâmico e competitivo. “A verdadeira essência da inovação reside nas pessoas, que impulsionam a criatividade, a colaboração e o engajamento necessários para gerar novas ideias e soluções”, afirma.

Confira outras notícias da Unimed Apucarana:

Unimed Apucarana busca conscientizar comunidade sobre o câncer de mama

SHARE