Cooperativas de Toledo entregam ampliação da sede da Embaixada Solidária

embaixada solidária
(Foto: Divulgação)

O Dia de Cooperar é um movimento voluntário que celebra, anualmente, o cooperativismo e a solidariedade. Mais do que uma data, ele é a oportunidade das cooperativas se mobilizaram e materializar o seu compromisso com a sociedade. Em 2022, as cooperativas Unimed Costa Oeste, Uniprime Pioneira Sicredi Progresso, Sicoob Meredional, Cresol Integração, Primato, Cooarte e Cotroledo se uniram e iniciaram uma parceria com a Embaixada Solidária para a ampliação da sede da entidade que promove a inclusão social de novos imigrantes em Toledo e no Oeste do Paraná.

Leia também: Trilha Saúde abordará gestão e projetos estaduais no Suespar. Confira!

Nesse ano, simbolicamente na semana de celebração de mais um Dia C, a construção do espaço foi concluída e inaugurada em uma cerimônia que reuniu, no dia 6 de julho, os voluntários e parceiros da Embaixada, autoridades do poder público municipal, presidentes e representantes das cooperativas envolvidas. “As cooperativas adotam posturas que demonstram que cooperar não é apenas para fortalecer os aspectos econômicos, mas, sim, estabelecer conexões com o desenvolvimento humano, com a vida humana”, salientou o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

A presidente da Embaixada Solidária Edna Nunes ressaltou o quanto essa sala irá impactar a vida das pessoas ali acolhidas. “Quando chegamos aqui, tínhamos uma sala pequena que parecia grande e máquinas que pareciam muitas. Até que o espaço se tornou pequeno e as máquinas poucas. Foi então que as cooperativas entraram e trouxeram para nós mais possibilidades de transformar a vida das pessoas”.

Um legado para a causa

A ampliação da sede da Embaixada Solidária simboliza mais que os metros quadrados construídos: ela chama a atenção para a causa dos novos imigrantes. O Brasil recebe, anualmente, centenas de pessoas refugiadas dos próprios países e que chegam aqui para iniciar uma nova vida.

Embaixada Solidária

Fundada em 2016, em Toledo, a Embaixada Solidária acolhe e atende refugiados recém-chegados ao Oeste do Paraná, auxiliando-os em necessidades básicas, moradia, recolocação de trabalho e oportunidade de recomeço. Desenvolve, também, um amplo trabalho na preservação cultural e de direitos, garantindo o acesso dessas pessoas às políticas públicas e redes de apoio.

SHARE