Na coluna dessa semana, a Uniprime fala sobre o cooperativismo como uma alternativa no âmbito financeiro

Falar de planejamento financeiro nos tempos de hoje tem sido mais que urgente: necessário! Quando falamos de planejamento financeiro, não é somente sobre planilhas e controles, e sim sobre tudo o que isso envolve como, por exemplo, a conta corrente que utilizamos, meios para movimentar o dinheiro, etc.

Crimes digitais: algumas dicas para evitá-los

O mundo tem se modernizado mais a cada dia e hoje até mesmo lojas, que antes eram apenas de departamento, se transformaram em plataformas digitais de varejo multicanais, oferecendo inclusive acesso às contas digitais.

Em meio a tantas opções, o que de fato mudou é que os bancos têm perdido espaço, já que não têm acompanhado a oferta de vantagens que os demais ‘players’ desse mercado têm trazido. Um ótimo exemplo desses players são as cooperativas de crédito, que ganham mais espaço e visibilidade a cada dia.

Você sabia que a regulamentação a que uma cooperativa está sujeita é tão criteriosa como a de um banco comum? O benefício é a segurança de saber que seu dinheiro está bem investido sem correr riscos desnecessários, sendo muito bem fiscalizado por órgãos reguladores (inclusive, se quiser saber mais sobre riscos, temos uma matéria falando sobre isso aqui no canal).

Cooperativismo e mercado

Mas, o que torna a Instituição Cooperativa uma das melhores opções hoje no mercado? Simples: o fato de você ser dono da cooperativa. Isso mesmo, ao entrar em uma cooperativa você investe um valor para se tornar “dono” dela, e assim participa das sobras (lucros), tem juros mais acessíveis, menor cobrança de tarifas, e outras vantagens. As cooperativas não têm fins lucrativos, por isso elas buscam, acima de tudo, o equilíbrio para que o cooperado consiga as melhores condições do mercado e ainda assim receba suas sobras.

Elas também devem prestar contas — o que acontece anualmente em suas assembleias —, e este é outro aspecto que as diferem dos bancos, pois você pode participar ativamente das principais decisões da cooperativa durante as assembleias. Na cooperativa, você também ajuda a eleger o conselho de administração e, com isso, ajuda a decidir os melhores caminhos que a instituição pode tomar.

Outro diferencial é o atendimento personalizado e humanizado, de modo a trazer uma experiência completa ao cooperado.

Uma cooperativa de crédito é como uma economia compartilhada que ajuda todos a crescerem e se desenvolverem. Existem diversos sistemas cooperativos, opte pelo que mais lhe traz vantagens e não deixe de comparar as opções de mercado para realizar as melhores escolhas. Afinal, planejar é sempre estar preparado e tomar as melhores decisões.

Fonte: Uniprime