De 1979 a 2024: Uma jornada baseada nos princípios cooperativistas

A história da Federação paranaense é marcada pela evolução de processos, estrutura e pessoas

Para falar sobre a história da Unimed Paraná, é necessário voltar a 18 de agosto de 1979, quando as Unimeds Londrina, Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa se uniram em prol do desejo de criar uma entidade responsável por representar todas as Singulares do Paraná. De lá para cá, a Federação cresceu não apenas no número de colaboradores – que atualmente beira os 600 -, mas também em estrutura e, consequentemente, no volume de demandas e entregas feitas a seus públicos de relacionamento: médicoscooperados, Singulares, beneficiários, prestadores e a comunidade local.

Ouça também: 45 anos de Unimed Paraná: a força da marca na história pessoal de seus diretores

A primeira sede da Unimed Paraná foi em um espaço cedido pela Unimed Curitiba, localizada, à época, próxima ao centro histórico da capital. Em 1988, a Federação, com apenas 15 funcionários, passou a atuar no centro de Curitiba – mesmo bairro da terceira sede, ocupada em 1993, quando o quadro de funcionários chegou a 66. Já o sonho da sede própria se concretizou apenas em 2006, época em que a Unimed Paraná contava com 151 colaboradores e a necessidade de um espaço maior se fez presente. Contudo, o quadro funcional continuou crescendo junto ao Sistema Unimed Paranaense e os desafios impostos ao setor de saúde suplementar. Dessa maneira, em 2020, 14 anos depois de inaugurar a sede própria, o espaço foi ampliado e, agora, totaliza 7.600m² e conta com a certificação LEED, que garantiu uma expansão com impactos ambientais e sociais reduzidos.

Todos os avanços percebidos durante essas mais de quatro décadas reforçam a missão da Federação em proporcionar a integração e a sustentabilidade do Sistema Unimed Paranaense, sempre cooperando com a comunidade. Para tomar as melhores e mais inteligentes decisões para cada um de seus clientes, a cooperativa também investe fortemente na inteligência de dados e no desenvolvimento de plataformas personalizadas a suas necessidades e soluções. Além disso, o compartilhamento de processos, a troca de experiências e o estímulo ao diálogo – com Singulares e as mais diversas entidades de saúde – estão sempre presentes, tornando o terreno fértil à inovação e à melhoria contínua de processos em busca de um melhor cuidado ao paciente.

Sob os sete pilares do cooperativismo e com uma atuação baseada na ética, na transparência, no respeito, na responsabilidade socioambiental, na inovação, parceria e intercooperação, a Unimed Paraná atua como operadora de planos de saúde para clientes e Unimeds prestadoras, representante institucional para as Unimeds do estado e prestadora de serviços para suas Federadas. Dessa maneira, a capilaridade nacional da Unimed e a participação ativa de seus médicos-cooperados reforçam, cada vez mais, o compromisso em entregar saúde de qualidade para todos os paranaenses.

Já o investimento em recursos próprios, como hospitais, clínicas e laboratórios, é um dos caminhos adotados pela Unimed para garantir a qualidade de seus serviços e fornecer à comunidade um sistema estruturado de atendimento, capaz de atender às necessidades do estado. Atualmente, são mais de 70 unidades de recursos próprios no Paraná, que variam entre hospitais, pronto-atendimentos, unidades de atendimento domiciliar, laboratórios, centros de diagnósticos de imagens, serviços de oncologia, serviços de saúde ocupacional, atendimento pré-hospitalar e outros.

Na avaliação do presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, a cooperativa se destaca, entre tantas coisas, pelo olhar diferente que tem para os clientes. Além disso, a Federação, conforme o presidente, é muito atuante nos segmentos em que participa, contribuindo com boas práticas, ações inovadoras, processos eficientes, ferramentas tecnológicas e projetos inovadores. O Conselho de Administração da Federação é composto, ainda, pelos diretores de Saúde, Faustino Garcia Alferez; Mercado e Intercâmbio, Durval Francisco dos Santos Filho; Administrativo-Financeiro, Alexandre Gustavo Bley; e Inovação e Desenvolvimento, Omar Genha Taha.

Além disso, conta com os Conselheiros Regionais Rafael Francisco dos Santos (Unimed Ponta Grossa), Evandro Bazan de Carvalho (Unimed Norte do Paraná), Alcione Brusiguello Faidiga (Unimed Cianorte) e Wemilda Marta Fregonese Feltrin (Unimed Francisco Beltrão). Já o Conselho Fiscal (2024/25) é integrado por Wanderley Silva (Unimed Curitiba), Renato Livio de Marchi (Unimed Paranavaí), Inês Paulucci Sanches (Unimed Londrina), e os suplentes Wiliam Romão de Oliveira (Unimed Norte Pioneiro), Reynaldo Rafael José Brovini (Unimed Regional Maringá) e Christian Floriano e Silva (Unimed Costa Oeste).

SHARE