Desafios e evoluções no 1º ano do HUUC em Campo Mourão
Há pouco mais de um ano, Campo Mourão se tornou a 7ª cidade do Paraná a contar com hospital da Unimed. Em julho de 2018, foi inaugurado o Hospital Unimed Unidade Centro (HUUC), recurso próprio da cooperativa. Nesse curto período de atuação, a unidade já realizou quase 2 mil cirurgias e registrou cerca de 14 mil atendimentos, entre consultas e ambulatório.
“Foi laborioso e muito gratificante, pois iniciamos com uma ideia de um pequeno grupo de cooperados e colaboradores, que conseguiram vislumbrar um projeto desafiador, que era oferecer um serviço próprio de excelência jamais ofertado na região”, destaca Eloy Okabayashi Fuzii, presidente da cooperativa.
Para entrar em funcionamento, foram necessárias grandes mudanças na estrutura física do prédio que pertencia ao antigo Hospital Policlínica São Marcos. Sua remodelação contemplou reforma da hotelaria e da farmácia, atualização de equipamentos do centro cirúrgico, assim como a instalação do setor de oncologia.
Em 2020, as melhorias continuarão, dessa vez, no centro cirúrgico. “Estaremos reformando a estrutura física que hoje contempla duas salas e disponibilizaremos mais três novas salas cirúrgicas. Serão reestruturados espaços internos que vão compor todos os setores de apoio, como farmácia satélite, leitos de recuperação pós anestésicos, sala de instrumentalização cirúrgicos, além de dois leitos de semi-intensiva para melhor monitorização de pacientes críticos”, conta Fuzii.
Para este ano também, a Unimed planeja a implantação de atendimento médico 24 horas, anexado ao hospital. Ainda está nos planos, ampliar a complexidade de cirurgias. Para isso, o hospital vai adquirir equipamento de intensificação de imagem, raio-x e ultrassonografia, leitos de semi-intensiva para apoio avançado, além de ter profissionais terceirizados para exames de análises clínicas. O prontuário eletrônico deverá ser implantado 100%, promovendo a integração entre os setores.
Segundo Fuzii, o HUUC está sendo fundamental para ações futuras, já que seu funcionamento impactou toda a equipe da Singular, pois foi necessário um aprimoramento profissional intenso, que exige profissionais com conhecimento profundo do negócio e que estejam preparados para a realização de atividades complexas, que transcendem entre operadora e recursos próprios.
“Os colaboradores do Hospital estão em processo contínuo de treinamento, para prestar um cuidado focado em cada paciente de maneira integral e humanizada, pois cada pessoa que procura um serviço hospitalar, está passando por momentos de sofrimentos físico e mental. Cabe ao profissional ter controle emocional e preparo para entender a etapa da vida pela qual essa pessoa está passando, e continuar a oferecer um atendimento humanizado, respeitando as necessidades de cada paciente”, ressalta.
PERFIL
• Cooperados: 141
• Beneficiários: 27.859
• Colaboradores: 102 operadora e 124 recursos próprios
• Área de atuação: Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Luiziana, Mamborê, Peabiru, Roncador e Quinta do Sol.
*dados Nov/2019
Fonte: Autogestão Ocepar