Dia Mundial do Câncer: participe do desafio para combater a doença

De 4 a 24 de fevereiro, serão lançadas 21 ações de saúde e bem-estar para ajudar na prevenção e no controle do câncer

Em comemoração ao Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, o movimento global União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) está lançando o “Desafio dos 21 dias para sua saúde”, para estimular ações que diminuam os índices da doença no mundo.

A iniciativa faz parte de uma campanha lançada em 2019 com o título “Eu sou, eu vou: Juntos, todas as nossas ações são importantes”. Nesse contexto, o “eu” não significa somente indivíduos, mas qualquer cidade, organização ou entidade que queira participar do esforço de conscientização e educação sobre a doença.

Veja também: Conversa Ampla – Dicas para uma alimentação saudável

No Brasil, a campanha da UICC conta com o apoio da Fundação do Câncer e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que é vinculado ao Ministério da Saúde.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer, disse que o foco da campanha este ano é incentivar as medidas de prevenção, para que se adotem hábitos de vida saudável. “A gente sabe que isso corresponde a uma proporção muito grande de situações que podem diminuir entre 30% e até 50% os casos novos de câncer anualmente, se todo mundo fizer”, afirmou Maltoni.

O INCA vai divulgar em sua página na internet os 21 desafios, um a cada dia, com o objetivo de melhorar a saúde dos brasileiros, apoiar alguém com câncer e entender melhor a doença. “Se todo mundo experimentar uma coisa diferente, nem que seja por um dia, quem sabe se anima a mudar o comportamento para sempre em sua vida. Essa é a ideia da campanha”, informou a chefe da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, Liz Almeida.

21 ações contra o câncer

A meta para este ano é estimular as pessoas a adotarem esses novos hábitos de vida. “Cada vez mais pensar em uma alimentação saudável, não fumar, quem fuma deixar o hábito, evitar o excesso de bebida alcoólica, agregar atividade física regular. Com isso, você também estará contribuindo para outros fatores de risco que são o sobrepeso e a obesidade”.

O tema da campanha 21 ações para 2021 é “Eu sou resiliente e vou inovar”, observando que apesar das dificuldades com a pandemia de Covid-19, é possível e necessária a busca pela saúde.

Veja também: Impacto da pandemia no diagnóstico do câncer infantil

Os 21 desafios estabelecidos na campanha da UICC são: coloque cor no seu prato, cheque sua caderneta de vacinação, pratique meditação em movimento, não esqueça o protetor solar, faça um brinde saudável, se conheça, durma bem, Treine como campeões, abra seus ouvidos, elogie alguém, ria em voz alta, aposte na salada, de olho na sua saúde, dedique-se às amizades, faça algo diferente, quem canta seus males espanta, mexa-se, relaxe, coloque fibra em sua vida, não faça nada e agradeça.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics