Dicas de saúde: coçar os olhos pode ser perigoso

coçar os olhos
(Foto: Freepik)

A oftalmologista Daniela Rosseto Garcia Malaguido, cooperada da Unimed Apucarana, fala sobre o porquê de evitar coçar os olhos

Nome completo: Daniela Rossetto Garcia Malaguido

Especialidade: Oftalmologista

Unimed: Apucarana

Tempo de profissão: 21 anos

O perigo de coçar os olhos

Quem nunca sentiu aquela vontade enorme de coçar os olhos? Especialmente quando está com alergia a algo. No entanto, segundo a oftalmologista Daniela Rosseto Garcia Malaguido, cooperada da Unimed Apucarana, e médica há 21 anos, coçar os olhos pode ser muito perigoso e, ainda, desencadear situações mais graves.

Leia também – Dicas de saúde: importância e eficácia da vacina contra o HPV

Uma das causas da coceira nos olhos pode ser a conjuntivite alérgica. A alergia ocular é um tipo de inflamação que afeta a conjuntiva – membrana transparente e fina que cobre a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Como ela tem origem alérgica, não é contagiosa, ou seja, não é transmissível.

Mas como saber se é uma alergia ocular? A médica oftalmologista da Unimed Apucarana explica que ela se caracteriza com prurido (coceira), hiperemia na conjuntiva (aumento do fluxo sanguíneo e, por consequência, olhos avermelhados) e edema (inchaço) de pálpebras, podendo ainda ter secreção na mucosa.

Posso coçar os olhos?

A médica orienta que apesar da coceira ser bastante intensa e incômoda, deve ser evitada. “O ato de esfregar os olhos pode desencadear problemas oculares como ceratocone (deformação na córnea que vai ficando mais fina e protrusa, ou seja, em forma de cone, ocasionando astigmatismo irregular e piora na visão”, alerta a médica.

A córnea é uma estrutura formada por fibras de colágeno, que se desestruturam com o esfregar os olhos. Quando a pessoa coça os olhos, de acordo com Daniela, outro problema que pode acontecer é o descolamento de retina. “Ao perceber sinais de alergia ocular, o ideal é fazer compressas gelada para aliviar a coceira”, indica. Além de, claro, procurar um oftalmologista o quanto antes.

SHARE