Dicas para deixar a cozinha organizada e funcional

Não importa se você gosta ou não de cozinhar: organização é fundamental para realizar a tarefa da melhor forma possível. Planejar a semana, os cardápios e a lista de compras são alguns dos exemplos para construir uma relação mais saudável com a cozinha.

Leia também: Não gosta de cozinhar? Confira dicas para encarar a atividade

Além disso, a nutricionista do Centro APS da Unimed Paraná, Vanessa Ceccatto, orienta que uma cozinha organizada e funcional também ajuda a desenvolver a atividade de forma mais eficaz. “Quando há desordem no ambiente da cozinha, o próprio ato de cozinhar pode virar um caos e se tornar um motivo para chamar o delivery”, lembra.

Confira algumas dicas preparadas pela profissional:

  1. Em meio a bagunça de talheres, utensílios como medidores e escumadeiras ficam perdidos nas gavetas. Para evitar a desordem e achá-los mais facilmente, instale ganchos no interior das portas dos armários ou adquira organizadores para talheres se quiser manter nas gavetas. Eles ficam organizados visualmente — e fora do alcance de crianças
  • Tenha um cantinho da sua cozinha livre. Mesmo que esse cantinho sirva para uso de pequenos aparelhos como cafeteira e torradeira, guarde-os após o uso. Ter uma bancada sempre livre e limpa é o sonho de qualquer cozinheiro.
  • Quando não há organização nos armários da cozinha, acidentes acontecem. É a pilha de assadeiras que despenca quando você tenta tirar uma, ou a forma de bolo que desaparece, pratos lascam e copos quebram. Para escapar dessa armadilha, é possível fazer uma gaveta com divisórias para armazenar e deixar tudo ao alcance da vista, ou fazer uso de divisórias criando andares nos armários.
  • Deixe organizada a despensa. Despensa bagunçada gera desperdício, pois muitos produtos acabam por passar da validade porque você os esqueceu lá no fundo do armário. Uma dica é usar caixas organizadoras e deixar a vista os produtos disponíveis.
  • O mesmo se aplica à geladeira. Uma geladeira desorganizada pode levar a deterioração de frutas e vegetais ou de alimentos já preparados se não guardados corretamente. Não guarde comida nas panelas. Coloque o que sobrou em um pote de vidro com fechamento hermético e guarde por até 2 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *