Dinheiro traz felicidade?

dinheiro e felicidade
(Foto: Ilustração/Pixabay)

A pergunta “dinheiro traz felicidade?” é uma das questões mais discutidas de todos os tempos. Vários são os argumentos levantados e talvez nunca se chegue a uma conclusão definitiva sobre este tema, porém podemos abordar isso por outra perspectiva, alterando a pergunta para: “É possível ter tranquilidade sem uma vida financeira controlada?” E a essa questão podemos, sim, ter uma resposta mais assertiva: dificilmente!

Leia também – Dicas para não cair em golpes financeiros

Sempre escutamos que dinheiro não compra saúde, mas com recursos controlados e com um bom planejamento financeiro conseguimos pagar um plano de saúde ou ter uma reserva para emergências que nos auxilie a enfrentar melhor esse tipo de problema.

Uma vida financeira descontrolada atrapalha a pessoa em todos os aspectos de sua vida. Imagine receber ligações de cobrança em horário de trabalho, atrapalhando suas atividades, ter discussões familiares procurando achar um “culpado” para pequenas crises, sem contar nas dificuldades em obter limites ou financiamentos para compra de algum bem, entre outra tantas situações.

A questão de ter uma vida financeira descontrolada, em geral, não está relacionada com a renda familiar, mas sim em como são gastos os recursos que se tem. Se buscarmos pela memória, lembraremos de várias histórias de pessoas com baixa renda familiar, mas que conseguiram realizar o sonho da casa própria, comprar um veículo ou ter uma reserva de emergência. Da mesma forma, também lembraremos de histórias de pessoas com alto poder aquisitivo, com renda familiar alta, mas que vivem endividados e com vários problemas financeiros.

É público e notório a quantidade de esportistas e celebridades que fizeram fortuna em suas atividades quando no auge, mas que depois de certo tempo decretaram falência e só retornaram aos noticiários por seus graves problemas financeiros.

Para ter uma vida financeira tranquila a receita é conseguir viver com menos do que se ganha e para isso é necessário realizar um bom orçamento familiar, com a participação de todas as pessoas que vivem com você, conhecendo exatamente quais são seus gastos e seus objetivos futuros. Uma planilha de controle de receitas e despesas é essencial para conseguir administrar sua saúde financeira e saber em quais pontos pode-se melhorar a relação custo-benefício de suas escolhas. Também é indicado construir uma reserva de emergência, separando pelo menos 10% dos seus recebimentos assim que eles ocorrerem, sem esperar que “sobre” dinheiro no final do mês para isso.

Lembrando deste conselho e seguindo essas dicas simples, você estará em um bom caminho para conseguir sua tranquilidade financeira e poder buscar sua felicidade nas outras áreas da sua vida! Bom planejamento e muitas conquistas!

Fonte: Uniprime

SHARE