Educação Política – Informes da Semana 23/06/2025

Confira as notícias sobre Educação Política da OCB e do Sistema Ocepar da semana do dia 23 de junho

Programa de Educação Política - Paraná Coop +

A Revista Ampla reproduz, semanalmente, os informes compartilhados pelo Grupo de Educação Política do Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Confira as notícias da semana de 23 de junho de 2025.

INFORME 25/2025 – Coordenação de Relações Institucionais

Nesta semana, o informe da Coordenação de Relações Institucionais destaca:

📌Câmara aprova urgência de PDL para derrubar aumento do IOF:
* Veja os detalhes dessa discussão PLD 314/2025;

📌- Comissão Mista analisa MPV 1292/2025 (crédito consignado):
* Informe-se sobre a discussão do relatório;

📌Congresso analisa veto parcial da Reforma Tributária:
* Congresso analisa Veto 7/2025 sobre pontos da regulamentação da Reforma Tributária.

Acesse: https://bit.ly/IRI25_2025

Sistema OCB apresenta contribuições da coop à regulamentação da LC nº 213/2025 em reunião com a SUSEP

📍Nesta segunda-feira (23/6), a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, representou a entidade em reunião com a Diretoria da Susep.

📄 Na ocasião, foram apresentadas contribuições do cooperativismo para a regulamentação da LC 213/2025 (Cooperativas de Seguros).

🤝 A proposta foi bem recebida pelo superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, que destacou a importância de uma regulamentação construída com base no diálogo, inovação e proporcionalidade.

🔎 O Sistema OCB segue acompanhando de perto o processo de regulamentação da nova legislação, e informará qualquer novidade sobre o assunto.

📲 Saiba mais em: in.coop.br/coop_seguros_susep

Sistema OCB, 23/06/2025

Live – Ano Internacional das Cooperativas

🌎 2025 – Ano Internacional das Cooperativas

🫵🏼 Olá! Você é nosso(a) convidado(a) para uma live muito especial que vai celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, decretado pela ONU para 2025.

📅 Será no dia 3 de julho, das 9h às 10h30 e com a participação especial do diretor-geral da ONU, António Guterres com uma mensagem em vídeo.

👉🏼 Na oportunidade, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken apresentarão as ações programadas para celebrar esta importante data.

📡 O evento será transmitido pelo Microsoft Teams, e para participar, é só preencher o formulário que enviamos abaixo.

📌 Preencha o formulário e receberá, dias antes da live, o link de acesso no seu e-mail: https://forms.office.com/r/6JgGhdGV2W
🙏🏽 Vamos juntos mostrar que “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”!
Contamos com sua presença!